Adeus Android |
Fuschia (pronuncia em inglês Fúishá) é o sistema operacional da empresa Google baseado no micro-kernel Zircon que por sua vez é baseado no micro-kernel Little Kernel e que possui como foco os dispositivos embarcados. O interessante é que o Little Kernel está no boot do Android com o nome de lk e também no seu Trusty TEE. É, o Little Kernel já é presente há mais tempo do que imaginam. Já pensou se os caras entram na mesma briga desnecessária que o GNU por simples questão de nome???... Além do mais, se reclamarem de segurança e baixo desempenho do Android, pode ser culpa do Little Kernel também (há vários fatores a serem analisados).
Para saber mais sobre micro-kernel, suas vantagens e desvantagens, leia meu artigo sobre os 5 diferentes modelos de kernel bastando clicar aqui. Eu estou sempre atualizando-o com novas informações.
O nome Fuschia é o nome da cor vermelha púrpura viva dada a algumas flores (por que escolheram esse nome, eu não faço ideia). O Fuschia possui suporte as arquiteturas X86 e ARM e seu código está (com exceção dos programas de terceiros) sob as licenças BSD, Apache2/.0, MIT e Zlib.
Talvez seja isso o que leve todos a pensar que o Fuschia substituirá o Android; mesmo suporte a arquiteturas, mesmas licenças do user-space do Android (e mais atraente sendo presente até no seu kernel). Não a tamanha bobeira que ouvi sobre Linux não ser customizável, não ser seguro e ter muitos problemas problemas.
Talvez seja isso o que leve todos a pensar que o Fuschia substituirá o Android; mesmo suporte a arquiteturas, mesmas licenças do user-space do Android (e mais atraente sendo presente até no seu kernel). Não a tamanha bobeira que ouvi sobre Linux não ser customizável, não ser seguro e ter muitos problemas problemas.
Arquitetura do sistema operacional micro-kernel Fuschia |
Depois que assisti o vídeo com tamanha bobeira, eu não exitei em responder ao canal que até hoje não me respondeu:
Como mencionei no comentário, a Microsoft mesmo adotou Linux exatamente por questão de segurança, confiabilidade e ser pequeno. Cheguei a debater na época do lançamento com pelo menos três vídeos no canal e um artigo no blog e que podem ser conferidos clicando neste texto.
Então, aqui vai o vídeo onde debato o vídeo em questão:
Então, aqui vai o vídeo onde debato o vídeo em questão:
Aproveitando que estamos falando sobre segurança, há um guia sobre criptografia no Android no site Pixel Privacy que vale a pena ser conferido bastando clicar aqui.Mais uma coisa que foi dita é que o Fuschia é um sistema mais robusto. Eu duvido que, se tratando de sistema operacional, muita gente entenda do que se trata robustez (o que na verdade não foge das leis da física e biologia. Geralmente é assim, a tecnologia imita a natureza). Já ouvi muita gente até mesmo pessoas empregarem a palavra robustez para se referir a um sistema pesado (mal sabem eles que é o oposto do que dizem). sistemas como Linux e BSDs são sistemas que já atingirem a robustez em vários aspectos.
Se o Google realmente estivesse pensando em substituir o Android pelo Fuschia por Linux não ser seguro e ter um monte de problemas (esse é o ponto chave da conversa), o Google não teria entrado para os membros Platinum (maior categoria de membros) da Linux Foundation depois da Microsoft, não teria investido $?? Milhões no KaiOS que é uma distribuição Linux baseado no antigo FirefoxOS, não estariam trabalhando no desenvolvimento do LinuxBoot, o toybox não estaria em contínuo desenvolvimento.
Não acredito que o Fuschia tem como objetivo principal substituir o Android. Por que não especularam isso quando o Google lançou o ChromeOS? Não sabiam que o ChromeOS era Linux também. Mas se o Fuschia vai realmente substituir o Android ou não, isso somente o tempo dirá e prefiro esperar o Google dizer ao invés de ler sites afirmando somente a possibilidade.
O que me intriga não é se irão substituir o Android ou não e sim dizer que Linux não é seguro e tem vários problemas. Tanto que chega a ser contradizente já que por um lado o Google trabalha no desenvolvimento do Fuschia e por outro trabalha no desenvolvimento de outros projetos Linux. Mas eu gostaria até mesmo de dar uma sugestão aos que gostam de ficar especulando a respeito do Linux fingindo entenderem o que estão falando:
Fechem os canais e blogs de vocês. Como vocês podem confiar em ter seus canais e blogs rodando em um sistema que não é seguro e tem um monte de problemas? Fica a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.