SDLPoP - port open source de Prince of Persia para Linux via Snap

Príncipe da pérsia para Linux
Príncipe da pérsia para Linux
SDLPoP é um port open source de Prince of Persia (Príncipe da Pérsia) que foi baseado da versão do DOS, exatamente a mesma versão que Linus Torvalds jogou até que o MINIX chegasse na sua casa. É, eu já contei essa história no canal em um curto vídeo intitulado "Usuário Linux de verdade não JOGA!", o que foi sarcasmo na verdade:


Esse game foi empacotado com o snap e é mantido pela comunidade  Snapcrafters.

Quando o Marcos do canal VarTroy lançou esse vídeo, eu pensei em escrever este artigo mas andei tão ocupado que passou batido. Então tomei coragem de trazer tanto a novidade (já trazida pelo Marcos) quanto contar curiosidades sobre o jogo tanto envolvendo Linus Torvalds quanto partes técnicas do jogo mesmo.

É interessante ver que o game lançado quase trinta anos atrás foi empacotado e disponibilizado para Linux (game retro é muito da hora). Assista ao vídeo e em seguida leia parte de uma entrevista onde Linus relata sua experiencia com o game e onde conto algumas curiosidades técnicas sobre o seu desenvolvimento (que é geralmente o que me interessa):



Agora, indo para a entrevista onde Linus conta sua experiência com o game:
Torvalds: Minha máquina era útil. Antes que eu tivesse o MINIX nela, não havia nada que eu realmente pudesse fazer. Eu estava fazendo algumas programações, mas era o DOS e não era tão-- Até então por uns dois meses, meu computador  era basicamente esse batente de porta esperando o UNIX  na forma de MINIX chegar. Durante esse tempo, eu jogava Príncipe da Pérsia.
Booch: Você era bom?
Torvalds: Não, não mesmo. Digo, se você jogar algo por dois meses, você fica bom. Mas eu nunca fui interessado assim por jogos. Mas foi uma das poucas vezes na minha vida que eu joguei um jogo por mais de uma ou duas semanas.

Curiosidade #1

O jogo foi desenvolvido usando uma técnica chamada rotoscopia. Essa já não era uma técnica inovadora na época. Ela já existia mais ou menos desde 1914 e a Disney já a utilizava no desenvolvimento dos seus desenhos como Alice no país das Maravilhas, A bela adormecia, a Bela e Fera e muitos outros.

A técnica consiste em desenhar a imagem por cima pessoas reais após serem filmadas (da mesma forma que fazíamos com folha vegetal). Ou seja, primeiro você filma as pessoas atuando e depois as transfere para o desenho. Pois é, Jordan Mechner (criador do jogo) utilizou a técnica de rotoscopia para desenvolver o jogo.
Rotoscópio original de Dave Fleischer.
Rotoscópio original de Dave Fleischer.

Curiosidade #2

Adivinhem quem Jordan Mechner utilizou como ator para filmar as cenas. Nada mais e nada menos do que seu irmão mais novo. Abaixo estão imagens reais da época tanto do planejamento, gravações do atuação do irmão mais novo de Jordan e depois transferindo para a rotoscopia.
Planejamento de Príncipe da pérsia
Planejamento de Príncipe da pérsia.
Gravações do irmão mais novo de Jordan
Encenação do irmão mais novo de Jordan.
Passando as imagens para o rotoscópio
Passando as imagens para o rotoscópio.
Todo o trabalho do desenvolvimento de príncipe da Pérsia
Todo o trabalho do desenvolvimento de príncipe da Pérsia envolvendo roteiro, musica, arte e programação.
Todas as informações técnicas do trabalho feito Jordan Mechner podem ser lidas em seu site oficial

Curiosidade #3

O áudio do port para PC saía pelo speaker.

Curiosidade #4

O nome original do jogo ia ser algo como O ladrão de Bagdá que acabou sendo mudado com o tempo.

Chega de curiosidades e vamos para uma coisa interessante no próprio site do app. De acordo com o site do game, os usuários de Linux do Brasil estão tão bem ranqueados tanto quanto os da Índia, Rússia e alguns países da Europa.  Gamer que é gamer de verdade, não fica com frescura só se preocupado com gráficos e fps.
Aonde as pessoas estão jogando Príncipe da Pérsia para Linux e quais as distribuições mais utilizadas.
Aonde as pessoas estão jogando Príncipe da Pérsia para Linux e quais as distribuições mais utilizadas.
Baixe e jogue Príncipe da Pérsia para Linux disponível no site Snapcraft

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra