Lançado toybox 0.8.1

toybox 0.8.1
toybox 0.8.1
 após três meses do lançamento da nova versão (0.8.0) do toybox, foi lançada a sua atualização que conta com muitas novidades. Toybox é um terminal de comandos pequeno e enxuto desenvolvido próprio para o Linux tendo uma base código mais limpa do que a do Busybox. Está a cláusula 0 (cláusula zero, também chamada 0BSD) da licença BSD que o torna mais permissivo do que a GPL. Recentemente a comunidade FreeBSD está trabalhando para portá o toybox e tê-lo também disponível para o sistema operacional como uma alternativa e assim ambas as comunidades e ajudam mutuamente.
curso-linux-da-migração-a-administração-do-sistema-operacional
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.
 Não vou entrar em muitos detalhes sobre este terminal de comandos pois já há vários vídeos no canal contando desde a história; entrevista com o criador (sim, foi privilegiado neste aspecto); vídeo explicando explicando a arvore de diretórios do código fonte, como configurar, compilar e utilizar. No meio disso tudo, conto também com mais uma live explicando com mais detalhes sobre configuração, compilação e uso e deixarei todos esses vídeos para que possa conferir no final deste artigo. Agora vamos a o que interessa que são as novidades no lançamento.

 A maior novidade que eu considero é o fato de que o Android está agora utilizando o toybox como parte do hermetic build.  E o que isso significa? Simples! Significa que o Android está metade do caminho pronto para se tornar seu próprio ambiente de desenvolvimento. O toybox já é o terminal de comandos padrão do Android desde a versão 7, mas ainda é necessário outras distribuições (ou outros sistemas operacionais) para servir como base de desenvolvimento e bootstrap do Android. Em breve, isso não será mais necessário.
Não sabe o que é o Hermetic? Clique aqui que tem um artigo explicando ;)
 Foram adicionados os comandos mcookie que é utilizado pelo X11 (o mcookie gera números randômicos de 128 bits) e o comando devmem, que substitui o r do toolbox. Os comandos tar, gunzip e zcat receberam limpeza e foram promovidos saindo do diretório pendente. Mas o pendente também recebeu novos comandos como a nova implementação do vi e o man. Os comandos bc e arp receberam também receberam limpeza em sua base de código, mas permanecem como pendentes de revisão.

 Houveram também várias correções de bugs (inclusivo uma correção devido a um novo bug no GCC), melhorias na infraestrutura, na documentação (inclusive a licença recebeu o identificador SPDX) e no testing.

 Quer saber mais sobre o toybox, configurar e compilá-lo? É só conferir os vídeos abaixo para dar uma força ao canal. Até o próximo lançamento se Deus quiser:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »