Lançado Adélie Linux 1.0-BETA3

Adélie Linux
Lançado Adélie Linux 1.0-BETA3

 Anunciei em Setembro do ano passado o lançamento da versão BETA2 da distribuição Adélie Linux. Oito meses depois a equipe Adélie vem com muitas novidades.

 Adélie Linux é uma distribuição cujo foco é ter total compatibilidade POSIX® com uma ampla variedade de computadores e facilitar o uso sem sacrificar recursos.
Dentre esses recursos estão Algumas das características da distribuição Adélie são:
 Kernel Linux com o conjunto de patch conhecido como mc que tem como objetivo fornecer melhorias na confiabilidade, desempenho na interatividade e consumo de memória em todas as arquiteturas possíveis (o kernel-mc extrairá o máximo do hardware de forma mais eificiente); biblioteca musl de forma mais rigorosa, implementar ferramentas rigorosamente compatíveis onde elas faltam, e acompanhando o progresso e notando faltas ou recursos não em conformidade; Init System V-style com gerenciamento de serviços do OpenRC e do s6; o gerenciador de pacotes APK Tools da distirbuição Alpine Linux; suporte a ppc, ppc64, arm64, pmmx (i586) e x86_64; interfaces gráficas; aplicações de servidores como Popular Server Software Apache, Bugzilla, lighttpd, PHP 7, Python 3 (que indiquei recentemente o livro do professor Augusto Manzano), qmail, Quassel Core, Ruby, StrongSwan VPN e muitos outros recursos.
curso-linux-da-migração-a-administração-do-sistema-operacional
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.
 A versão 1.0-BETA3 foi lançada no dia 31 de Maço e foram 1683 commits entre a versão 1.0-BETA2 e 1.0-BETA3. Esta nova versão traz o GCC 8.3.0 (a distribuição inteira foi reconstruída sob essa versão); gcompat foi atualizado para ter mais suporte programas que dependem da glibc software.; a linguagem Go agora disponível via gcc-go; Ghostscript que permitem impressões utilizando CUPs e Gutenprint; Java, Sphinx e Subversion; LLVM e o Clang versão 8.0.0 (sua versão de LLVM possuem suporte a SPARC e WebAssembly targets) e na parte de redes recebeu suporte iw, netqmail, Netsurf, NFS, NMap, Postfix, RDesktop e WireGuard, NetworkManager e ModemManager.

 Na parte de desktop não ficou de fora e agora a distribuição possui suporte a MATE e as aplicações do KDE foram atualizadas para a versão 19.04.1 ( já os Frameworks para a versão 5.54.0). E como KDE é algo que nos remete a Qt, está disponível também o Qt 5 Speech que permite algumas aplicações entregarem a funcionalidade text-to-speech.

 Outras aplicações para desktop que valem mencionar foram o AbiWord, Evince, Gnumeric, o LibreOffice, aproximadamente  50 novas fonts, XScreenSaver e suporte a MTP (Media Transfer Protocol) para câmeras digitais.

 Há também melhorias no suporte a arquitetura e correções de bug, mas acredito que isso já nos dá uma boa visão geral de como está o progresso da distribuição.


Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »