Comunidade FreeBSD pretende portar e dar suporte ao toybox

toybox-no-freebsd
toybox no FreeBSD

 não é de hoje que vemos as comunidades Linux e FreeBSD trabalhando juntas. O FreeBSD já  foi até mesmo um dos financiadores do evento Texas Linux Fest em 2016 e  Dia atrás eu postei que o FreeBSD pretende portar o ZFS On Linux e agora temos mais uma notícia (briga entre FreeBSD e Linux está mais atrelado a usuários fanboys). Ed Maste da comunidade FreeBSD entrou em contato com a comunidade toybox informando que pretendem portá-lo para o FreeBSD. Sendo assim, correções de bugs e novos recursos acabarão sendo enviados de volta para a comunidade toybox. Com isso, provavelmente veremos a nova opção "make freebsd_defconfig" para compilar dentro do toybox (tendo algo como um .config.FreeBSD? Pode ser que sim. Possivelmente um kconfig/freebsd_miniconfig).

 Aluns testes já estão sendo realizados com o miniconfig e estão verificando os comandos (há comandos que o FreeBSD pode não possuir como o nproc, ou se comportarem de forma diferente como o sysctl retorna certos valores diferentes e etc...)


 Uma coisa que foi dita é que provavelmente não veremos uma versão do toybox para o Mac OS. Aí fica a critério da Apple; ou ela faz uso do port do FreeBSD ou do contrário, é só lamento.

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »