AJIT - O microprocessador desenvolvido e fabricado na Índia |
A empresa indiana SCL (Semi-Condutor Laboratory) entrou para a lista dos poucos países a serem fabricantes de chips (algumas delas seriam USA, Canada e China) apresentando o processador AJIT.
Confiram o curso de migração para Linux TOCA DO TUX e aprenda Linux de verdade.
Apesar de ser o primeiro projetado no país, esse não é o único fabricado por lá. A família de processadores j-core que abordo muito aqui no canal, está sendo fabricado por lá também. É uma tendencia natural; as coisas começam mudar de quadro em país como a China, a tendencia é ir para outro.
Como já mencionei, o j-core é baseado no processador SuperH da Hitachi que foi utilizado no vídeo game Dreamcast e em robôs de montadoras de carros na Asia. Eu já escrevi alguns artigos sobre e fiz até um vídeo sobre o processador (e fui além, entrevistei um dos que trabalham em seu desenvolvimento)
Pouco se sabe sobre o AJIT; mas o que podemos obter de informação é que um processador de 32 bits com clock de 70 a 120MHz., possui Unidade lógica e aritmética (ULA), Unidade de Gerenciamento de Memória (MMU), Unidade de Ponto Flutuante (FPU) e Unidade de Depuração de Hardware (Hardware Debugger Unit = HDU), mas não se sabe qual a sua arquitetura.
Seus chips são de 180 nanômetros mas há planos para mudarem para 65. Esse processador irá custar em torno de $1.44 (sim, um dólar e quarenta e quatro centavos). Aí alguém pode chegar a dizer:
"E o que que eu vou querer fazer com um processador desses com clock tão baixo e uma litografia tão grande? KKKKKK"
É, geralmente as pessoas tem esse tipo de limitação quando se baseiam unicamente no que veem ou conhecem. Mas esse processador não será focado em desktops mas sim em painéis de controle, set-top boxes, controle de tráfego e robótica. E porque eu estou falando desses processador? Simples, porque sim.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.