Busybox na verdade é um conjunto de quatro shells, há pouco código próprio no Busybox mas é um trabalho interessante (não precisaram reinventar a roda sem haver necessidade). O maior trabalho feito e próprio do Busybox é a correção de código. A primeira vez que mencionei sobre o Busybox no meu canal foi quando saiu a noticia de que removeram o suporte ao systemd. Agora vamos dar uma olhada no terminal de comandos toybox, um terminal de comando tudo em um assim como o Busybox; porém menor, mais fácil de manter e que já substituiu o Busybox no Android:
É possível baixar a versão binária do toybox para arquiteturas diferentes clicando aqui caso não queira baixar o código fonte para compilá-lo. Mais uma coisa interessante é que é possível escolher qual biblioteca será utilizada como padrão no momento da compilação como musl (fortemente sendo adotada como padrão pelo toybox), UclibC, GlibC e a Bionic do Android (ou seja, um terminal multi-biblioteca C) como pode ser lido em seu git:
Informações em seu git sobre o uso de bibliotecas com o toybox |
Resolvi fazer o mesmo procedimento com o Busybox comparado seu tamanho final após compilá-lo. Comparei o tamanho final do Busybox, das duas versões do toybox, do Bash e do Zsh e uma coisa que notei é que o Zsh, apesar de oferecer maior segurança, maior estabilidade e muito mais recursos do que o Bash é menor até mesmo que o Busybox como pode ser conferido na lista abaixo:
Diferença de tamanho entre terminais (reparem que o zsh é menor até mesmo que o Busybox, que é menor que o Bash e ainda assim oferece mais poder e maior segurança que o próprio Bash. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.