Primeira placa mãe para Linux baseada na arquitetura RISC-V está preparada para ser lançada

A arquitetura RISCV
A arquitetura RISCV
Como ando falando muito de arquiteturas (que inclusive pouco falada aqui no Brasil), resolvi publicar esta noticia. E depois tem um vacilão que falar que o único processador que Linux se sai melhor do que o Windows é no Ryzen e em mais nenhum outro processador no mercado (leitorzinho de tutorial é do caramba viu).

A primeira vez que ouvi falar da arquitetura RISC-V foi através do sistema operacional HelenOS quando apresentaram essa arquitetura no FOSDEM. Dois sistemas operacionais que não abro mão são Linux e HelenOS por conta do ganho de conhecimento que ambos me proporcionam, espero que o HelenOS ganhe cada vez mais espaço também pois ele conquistou.

RSICV é um conjunto de instruções de arquitetura de processador com princípios do RISC (que é baseado em um conjunto reduzido de instruções), mas evitando erros e anacronismos possuindo um design limpo.

Existe até mesmo uma distribuição Linux para o RISCV. Esta arquitetura está sob licença BSD ao invés de GPL, possui suporte a modularidade e escalabilidade, suporte nativo a 32 e 64 bits (128 bits no futuro) e não será focado somente em educação e pesquisas. Esta arquitetura (que está sendo financiada pela DARPA, Intel, Microsoft e Google, HP, Lattice, Oracle, lowRISC, Indian Institute, Bluespec e muitas outras empresas e projetos) será usada desde embarcados a grandes computadores.

Processador SoC para a placa mãe que rodará Linux
Processador SoC para a placa mãe que rodará Linux

Em Outubro, a SiFive anunciou o primeiro RISC-V SoC controlado por Linux com quatro núcleos sob o nome de U54-MC Coreplex. A SiFive abriu sua pre-venda no FOSDEM abrindo um financiamento coletivo no site Crowd Supply e já conseguiram arrecadar a grana (faltando pouco mais de 25 dias para acabar a campanha). Agora é esperar para ver no futuro a sua aplicação :)

HiFive da SiFive
HiFive da SiFive

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra