Dando uma olhada na arquitetura dos processadores #4

uma placa do super computador Titan: 4 Opteron AMD (16 núcleos) + 4 NVIDIA Tesla K20X
uma placa do super computador Titan: 4 Opteron AMD (16 núcleos) + 4 NVIDIA Tesla K20X

Além do que acabamos de falar, existem ainda algumas medidas além dos famosos Hertz (Kilohertz, Megahertz e Gigahertz) que estamos obituadas a ver. Por exemplo existe a medida MIPS (Mega Instructions Per Second) que vale a ressalva, não confunda esse MIPS que estamos falando aqui com a arquitetura MIPS da empresa MIPS Technologies Inc. Nesta arquitetura, MIPS significa Microprocessor without interlocked pipeline stages (microprocessador sem estágios de pipeline intertravados). O MIPS que abordamos aqui trata-se de milhões de instruções por segundo. O SH4 do Dreamcast por exemplo fazia 230 a 360 MIPS a 200MHZ. Já um Corei5 da intel faz em torno de 83 mil MIPS a uns 3.3GHZ. E o um FX da AMD faz muito mais de 90.000 MIPS a mais ou menos 3.5GHZ.


FLOPS (Giga Floating-point Operations Per Second) que é uma medida muito usada em computação cientifica fazendo uso do FPU. O desempenho de um supercomputador é medido em FLOPS, e não em MIPS. Daí os caras medem em:
  • kiloFLOPS kFLOPS 103
  • megaFLOPS MFLOPS 106
  • gigaFLOPS GFLOPS 109
  • teraFLOPS TFLOPS 1012
  • petaFLOPS PFLOPS 1015
  • exaFLOPS EFLOPS 1018
  • zettaFLOPS ZFLOPS 1021
  • yottaFLOPS YFLOPS 1024
 As informações sobre um processador podem facilmente enganar os olhos e mente se analisado somente baseado em seu clock interno e externo. O SH4 do Dreamcast já citado anteriormente fazia 1.4 GFLOPS em seus 200 MHz. Então pode ser que você se depare com um processador com clock baixo porém que apresenta um alto desempenho e você simplesmente não sabe o porque. E essa pode ser umas das razões.

Especificações do FLOPS no SuperH

Mais do Titan, os canos de metal transportam refrigeração para o supercomputador.

MOPS (Mega Operations Per Second) é utilizada inclusive na taxa de reprodução de áudio e vídeo ao invés de TOPS (Tera Operations Per Second) de acordo com o livro Digital Signal Processing for Multimedia Systems.



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