Dando uma olhada na arquitetura dos processadores #1


Como mencionei no vídeo Corei3 e Corei5 vx FX 6300, relatei ali o básico do que todos nós julgamos ser o processador. E no vídeo sobre as vulnerabilidades dos processadores da Intel mencionei que resolvi debater com vocês como é a arquitetura de um processador. Porque ficamos limitados a clock, cache, threads e coisas assim. Vamos então olhar um pouco mais a fundo nos processadores.

A arquitetura dos processadores que utilizamos hoje recebe o nome de a arquitetura de Von Neumann (OK. tem uma parte de ser Turing completo também, mas deixa isso para uma outra hora). E porque esse nome? devido ter sido criado pelo judeu húngaro John Von Neumann na década de 40; o mesmo cara que participou do projeto Manhatan na criação de bombas atômicas e até previu a que altura a bomba iria explodir. Esse é o pai dos computadores que utilizamos hoje. Vale a ressalva de que Einstein não é o único judeu talentoso na história (alias, nem considero Einstein tão gênio como muitos o fazem).

John Von Neumann
Foto de John Von Neumann retirada da Wikipedia

Dentro da arquitetura de Von Neumann temos a ULA (Unidade lógica e aritmética) Que é um circuito digital (ou seja, uma calculadora). Se torna a parte principal por ser quem processa as instruções, recebe instruções de dispositivos de entrada e envia para os dispositivos de saída.

A arquitetura de Von Neumman
A arquitetura de Von Neumann

E dentro da arquitetura de Von Neumann temos também a UC (Unidade de Controle) que é responsável por armazenar os programas na memória. Bom, e essa é a básica da arquitetura de Von Neumann. A coisa é mais longa, mas é basicamente isso. Mas não dá para limitar toda a arquitetura dos processadores a Von Neumann. Os processadores foram recebendo muitos outros recursos depois disso e que continuaremo no próximo capítulo. Logo abaixo, uma forma mais clara de entender a ULA e a UC:

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra