MMU de um Motorola |
Agora continuando dentro dos recursos temos também a MMU (Memory Management Unit ou a Unidade de Gerenciamento de Memória) Que traduz endereços virtuais para endereços físicos. Antigamente era um chip aparte e hoje (assim como o FPU) é comum estar incorporado aos processadores. Se pararmos para ler os e-mails do anuncio do lançamento do kernel Linux, uma das perguntas feita a Linus era se o Linux possuía suporte a MMU.
Esquema de como funciona o MMU |
DSP (Digital Signal Processor ou Processador de Sinal Digital) é utilizado para processar áudio e vídeo e faz a eliminação de ruídos. Essa tecnologia é utilizada em teclados musicais, mesas de som, mas não é necessariamente utilizado nos processadores que utilizamos hoje. Alguns jogos do super Nintendo como o Super Mario Kart utilizaram essa tecnologia.
SIMD (Single Instruction Multiple Data ou Dados Únicos de Múltiplas Instruções) de forma simples de entender é o que realiza operações em paralelo (assim como o j-core). A sigla MMX da Intel que conhecemos, trata-se exatamente desse SIMD.
Por hora eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e vamos compartilhando conhecimento :)
Não esqueçam de ajudar o canal e o blog a se manter independente se tornando um padrinho ;)
Não esqueçam de ajudar o canal e o blog a se manter independente se tornando um padrinho ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.