Dando uma olhada na arquitetura dos processadores #3

MMU de um Motorola
MMU de um Motorola

Estamos na terceira parte da série Dando uma olhada na arquitetura dos processadores. Na primeira parte da série tratamos da arquitetura de Von Neumann, Na segunda parte tratamos de um recurso muito importante que é a Unidade de Ponto Flutuante e o seu contesto histórico.

Agora continuando dentro dos recursos temos também a MMU (Memory Management Unit ou a Unidade de Gerenciamento de Memória) Que traduz endereços virtuais para endereços físicos. Antigamente era um chip aparte e hoje (assim como o FPU) é comum estar incorporado aos processadores. Se pararmos para ler os e-mails do anuncio do lançamento do kernel Linux, uma das perguntas feita a Linus era se o Linux possuía suporte a MMU.

Esquema de como funciona o MMU
Esquema de como funciona o MMU

DSP (Digital Signal Processor ou Processador de Sinal Digital) é utilizado para processar áudio e vídeo e faz a eliminação de ruídos. Essa tecnologia é utilizada em teclados musicais, mesas de som, mas não é necessariamente utilizado nos processadores que utilizamos hoje. Alguns jogos do super Nintendo como o Super Mario Kart utilizaram essa tecnologia.

SIMD (Single Instruction Multiple Data ou Dados Únicos de Múltiplas Instruções) de forma simples de entender é o que realiza operações em paralelo (assim como o j-core). A sigla MMX da Intel que conhecemos, trata-se exatamente desse SIMD.

Por hora eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e vamos compartilhando conhecimento :)

Não esqueçam de ajudar o canal e o blog a se manter independente se tornando um padrinho ;)

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra