A polêmica daemon init systemd

systemd e seus recursos
systemd e seus recursos

Eu acompanho o desenvolvimento do systemd mais ou menos desde 2011, e confesso que me surpreendi com a sua evolução tão rápida. Passei a me dedicar a ter noção de como utilizá-lo de acordo com que saiam as informações em sites estrangeiros (o que não fica tão distante do SystemV em uma curva de aprendizado).
Systemd é um init system desenvolvido para substituir as mais conhecidas SysteV e BSD focando trazer um padrão para o Linux e melhor adoção do sistema operacional por parte de empresas e projetos.
Achei bem uma palhaçada quando escreveram o artigo boicotem Linux (que hoje não da para encontrar. PARABÉNS POR ISSO!) e todos os ataques que fazem a Lennart e a equipe do systemd. E foram esses ataques insensatos que me levaram a estudar o systemd. Uma das besteiras que eu li e ouvi foi que o systemd é uma conspiração de empresas que ameaçam o software livre (e li ate mesmo a BALELA de que o systemd é uma conspiração da Microsoft). Então aqui vai a real noção do que é o systemd.


Esses dias um grupo de uma distribuição que utiliza o runit no lugar do systemd ate vieram me falar que os bugs demoram a ser corrigidos... Apesar de funcional, há quanto tempo o desenvolvimento do runit está parado?...

Essa semana estive na Campus Party e me encontrei com a equipe da Endless (e eu e o Dionatan no conhecemos pessoalmente depois de longos anos de amizade. Finalmente né hehehehe). Aproveitamos inclusive para entrevistar Cosimo Cecchi que trabalhou na Red Hat, é um dos desenvolvedores do EndlessOS e é amigo particular do Lennart.

É interessante saber pois a galera costuma dizer que a Red Hat desenvolveu o systemd para aprisionar as pessoas; porém Cosimo nos contou que o systemd era um PROJETO PESSOAL do Lennart que a Red Hat rejeitou por longa data. Notaram como se aprofundar no assunto é importante? Ouçam como se não existisse certo ou errado.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra