Top licenças Open Source no Github |
"Para que serve a liberdade?"A GPL fazia sentido (e acredito que ainda poderia fazer sentido) como descrito no artigo "As incríveis vantagens proporcionadas pelo software livre e de código aberto", quando a GPL era a GPL.
"As incríveis vantagens proporcionadas pelo software livre e de código aberto"Há pessoas que nem sabem o porque estão a defendendo. Isso eu falo pessoas que são considerado gente grande e aclamada. Para começar, a maioria das pessoas tem a concepção errada do que é software livre e de código aberto. Elas veem software livre como software de graça. Muitos acabam sendo nesse aspecto agindo como sangue sugas querendo as coisas de mão beijada não retribuindo de alguma forma.
O que está errado é o fato de que os amantes de Linux e da liberdade do software tratam Linux como GNU. Apesar de Linux fazer uso de ferramentas do GNU, os dois são projetos distintos (e é isso que muita gente ate hoje não mentalizou). Essa imagem de GNU/Linux precisa ser desvinculada das mentes das pessoas. Não existe GNU e Linux como uma coisa só. Linux não deve satisfação para o GNU e nem vice versa.
Depois do meu vídeo GPL e o capitalismo e toda discussão no vídeo, resolvi escrever este artigo mostrando como anda a GPL depois da versão 3 e depois de toda a atitude (errada) tomada pela FSF:
Acho incrível é que mesmo depois de mostrado tudo isso, há pessoas que continuaram e que continuarão batendo na mesma tecla. Mas com as atitudes (até radicais) da FSF, indivíduos, projetos e empresas passaram a temer a GPL. O que era para ser liberdade acabou passando ser uma ditadura.
Como resultado disso, a GPL passou a entrar em declínio como pode ser visto no gráfico abaixo extraído do site Red Monkey onde a GPLv2 era predominante em 2010 e passou em 2017 a ser a licença MIT (tendo essências das licenças BSD com algumas modificações)
Acompanhamento de adoção das licenças open source entre 2010 e 2017 |
Top licenças open source |
Confiram também como anda a adoção das licenças no proprio site Github (e qual melhor né)
Como anda a adoção da GPL no Github |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.