A queda da GPL?

Top licenças Open Source no Github
Top licenças Open Source no Github
Ao longo de sua adoção no Linux a GPL ganhou força, respeito, destaque e até autoridade. As empresas não querem saber se o software é livre ou não, elas querem que o serviço delas sejam feitos. Se o software livre atende a seus serviços, Logo elas irão favorece-lo. Por conta desse caso de sucesso (Linux), as próprias empresas e projetos passaram a adotar a GPL acreditando ser correto, confiável e até passando a fazer contribuições com muita frequência para os projetos uma vez que eles se tornaram viáveis como no artigo "Para que serve a liberdade?"
"Para que serve a liberdade?"
 A GPL fazia sentido (e acredito que ainda poderia fazer sentido) como descrito no artigo "As incríveis vantagens proporcionadas pelo software livre e de código aberto", quando a GPL era a GPL.
"As incríveis vantagens proporcionadas pelo software livre e de código aberto"
 Há pessoas que nem sabem o porque estão a defendendo. Isso eu falo pessoas que são considerado gente grande e aclamada. Para começar, a maioria das pessoas tem a concepção errada do que é software livre e de código aberto. Elas veem software livre como software de graça. Muitos acabam sendo nesse aspecto agindo como sangue sugas querendo as coisas de mão beijada não retribuindo de alguma forma.

 O que está errado é o fato de que os amantes de Linux e da liberdade do software tratam Linux como GNU. Apesar de Linux fazer uso de ferramentas do GNU, os dois são projetos distintos (e é isso que muita gente ate hoje não mentalizou). Essa imagem de GNU/Linux precisa ser desvinculada das mentes das pessoas. Não existe GNU e Linux como uma coisa só. Linux não deve satisfação para o GNU e nem vice versa.

 Depois do meu vídeo GPL e o capitalismo e toda discussão no vídeo, resolvi escrever este artigo mostrando como anda a GPL depois da versão 3 e depois de toda a atitude (errada) tomada pela FSF:


 Acho incrível é que mesmo depois de mostrado tudo isso, há pessoas que continuaram e que continuarão batendo na mesma tecla. Mas com as atitudes (até radicais) da FSF, indivíduos, projetos e empresas passaram a temer a GPL. O que era para ser liberdade acabou passando ser uma ditadura.

 Como resultado disso, a GPL passou a entrar em declínio como pode ser visto no gráfico abaixo extraído do site Red Monkey onde a GPLv2 era predominante em 2010 e passou em 2017 a ser a licença MIT (tendo essências das licenças BSD com algumas modificações)

acompanhamento-de-adocao-das-licencas-open-source-entre-2010-e-2017
Acompanhamento de adoção das licenças open source entre 2010 e 2017
No site BlackDuck também mostra o gráfico top licenças Open Source, demonstra a mesma coisa tendo a MIT predominando, a GPLv2 em segundo lugar, a Apache em terceiro (nessa entra forte o Android) e depois a GPLv3:

Top-licencas-open-source
Top licenças open source
 A GPL fazia sentido na versão 2. Hoje ela perdeu a sua característica, essência e sentido com a vinda da GPLv3. O único e real motivo que a FSF criou a GPLv3 foi pelo medo de se tornar politicamente irrelevante. Ela queria que o destaque fosse ao GNU e não Linux (tornando o GNU o garoto Estrela). Tenham cuidado, pois vocês podem estar defendendo gnu e não a liberdade.

Confiram também como anda a adoção das licenças no proprio site Github (e qual melhor né)

Como anda a adoção da GPL no Github
Como anda a adoção da GPL no Github


Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra