As incríveis vantagens proporcionadas pelo software livre e de código aberto

 Explanando melhor os assuntos já abordado sobre "A ameaça eminente do software proprietário", "A ameaça que os formatos de arquivos podem causar" e "21 soluções livres para sistemas proprietários", agora gostaria de tratar a razão a qual dou preferência ao software livre e de código aberto proporcionam (mais focado no livre).



Tenham em mente que, o fato de utilizar algum software proprietário não infringe o código de ética ou moral, vindo a considerar trair a si mesmo. É tudo uma questão de ocasião

 Uma das coisa que a principio podemos citar seria preço: Isso pode ser fator de vantagem desde que pode ficar livre de pagar licenças quando não há desnecessariamente. Uma coisa que acredito ser justo: Já que o fato de não ter que pagar licenças gerou uma economia forte na empresa, seria justo retribuir o(s) projeto(s) com certa quantia dos lucros obtidos vejam o artigo abaixo:
http://www.revista.espiritolivre.org/banco-do-brasil-estima-economia-de-r-50-milhoes-com-uso-de-software-livre/

 Amplo melhoramento: Como mencionei no meu artigo "A ameaça eminente do software proprietário", duas delas são o caso de  Hollywood que tentaram fazer o mar do filme Titanic em dois outros sistemas operacionais (não citando nomes), e não conseguiram, então adotaram o linux (já que é um sistema operacional parrudo) e também não conseguiram. Mas o fato do código fonte do Linux ser aberto, puderam modificar o código fonte e assim fazer o mar. Hoje Hollywood não abandona Linux.


 Frase muito comum que já ouvi pela Red Hat, pelo projeto Gentoo e pelo projeto Debian em que há muitos olhos observando o código. Isso faz com que o código continue sempre sendo aprimorado. Na verdade esses projetos são prova de que tal filosofia funciona.

A certa garantia de continuidade foi outra citada em uma experiência que tive em uma empresa que eu prestei serviço por um tempo em que necessitavam de máquinas rodando windows 98 (isso em 2011) por causa da necessidade de uma aplicação desenvolvida somente para eles. A empresa que desenvolvia a aplicação faliu antes que portassem-a para windows xp ou versões mais recentes e tiveram que assim manter o windows 98 por la por essa rasão. Se essa aplicação fosse livre, isso teria sido evitado. como é o caso do LibreOffice, o IllumOS e etc. Caso um projeto descontinue, alguém pode continuá-lo.


 equipes treinadas com custo reduzido: Se levarmos em consideração, uma das coisas que o software livre proporciona ao usuário é o ganho exponencial de conhecimento, liberdade de escolha. No caso, o CentOS (e Fedora) podem proporcionar futuros candidatos já treinados para a própria Red Hat Inc. No mesmo cenário pode ocorrer com o OpenSuse.

 O fato de poder portar recursos como é o caso do LibreOffice que acaba portando recursos do ApacheOpenOffice (os quais a comunidade acha interessante) e ja a licença Apache não permite o mesmo.
 Não ficar entulhando recursos desnecessários, mantendo seu sistema enxuto.

 Então aqui mostro que prefiro utilizar software livre e de código aberto do que proprietário. Mas lembrem, o fato de utilizar algum software proprietário não infringe o código de ética ou moral, vindo trair a mim mesmo.
 Vale mencionar também que, não adianta nada o código ser aberto e a comunidade não ser ativa. O código poder livre ou de código aberto mas o projeto é mais abandonado do que animal de estimação quando (um ser demente) se cansam deles.

Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra