![]() |
Lançado DragonFly BSD 6.0 |
No dia 10 de Maio, Justin Sherrill anunciou o lançamento do DragonflyBSD 6.0, o que já era em tempo já que a última versão (a 5.8.2) foi lançada em Setembro do ano passado e que você pode conferir clicando aqui.
O DragonflyBSD 6.0 recebeu suporte a ext2 filesystem non-GPL (algo que parece atrasado, mas considerando que o ext2 é um sistema de arquivos que pode ser um passo para que o DragonflyBSD tenha suporte ao ext4 assim como o HelenOS, isso se torna ótimo), o TMPFS recebeu melhorias significativas na parte de desempenho e o HAMMER2 passou a possuir suporte a Volume expansion (hammer2 growfs directive) e suporte inicial a multi-volume (Tomohiro Kusumi passou a trabalhar nas atualizações do HAMMER2). Essa versão passou a não mais possuir suporte ao recurso vkernel (há planos para no futuro ter um substituto chamado HVM).
Meltdown é detectado durante o processo de boot em hardware Intel (é, demorou), o DRM agora é correspondente com o DRM do kernel Linux 4.10.17, foi adicionado a sua base o zstd 1.4.8 (pode ser que teremos suporte ao zstd no HAMMER2 e não somente o zlib), a velocidade da porta serial passou de 9600 para 115200, foram importados do FreeBSD o suporte a amdsmn e amdtemp dos processadores da família Zen da AMD. (o libstdbuf e Refactor printf() libc tabém foram importados do FreeBSD) e foram adicionados suporte as novas controladoras ethernet Intel I219.
Agora é possível utilizar um script escrito em 2019 por um usuário anonimo do DragonflyBSD que visa simplificar o processo de atualização de uma versão para outra do sistema operacional (bastando executar make -j`sysctl -n hw.ncpu` buildworld). Quem conhece o dragonflyBSD, sabe que esse não é um processo fácil.
![]() |
Processo de atualização do DragonflyBSD |
Foram mais ou menos 187 novidade sendo 50 correções, 12 melhorias de desempenho e segurança e mais atualizações em drivers, no kernel (63 atualizações somente no kernel), no userland e muitas outras ferramentas.
(Atualizado no dia 21/05/2021) Depois do lançamento, há mais pessoas que estão demonstrando interesse em contribuir para o DragonflyBSD, como é o caso do PHP James Cook que já trabalhou no Google que se interessou em participar o desenvolvimento do kernel do DragonflyBSD tendo interesse em remover remover o recurso zalloc do /sys/vm/swap_pager.c e Mike Carol qe está querendo participar na parte de escrever novos drivers para o sistema operacional baseado no livro FreeBSD Device Drivers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.