Durante o vídeo sobre FreeBSD ser melhor que Linux, surgiu a pergunta se o HAMMER 2 é um sistema de arquivos melhor que o ZFS, o Btrfs e o Ext4. Respondendo a essa pergunta, decidi elaborar um vídeo que assistirão aqui mesmo neste artigo.
No Capitulo 1 Introduction - Em "What Can DragonFly Do?" é dito que:
No Capitulo 1 Introduction - Em "What Can DragonFly Do?" é dito que:
"O HAMMER filesystem, padrão do DragonFly BSD, é o sistema de arquivos mais poderoso e mais confiável disponível em qualquer sistema operacional. Ele pode lidar com arquivos acima de um exabyte (ou 104876 tebibytes) e pode automaticamente se recuperar sem a necessidade da execução do fsck."
Apesar de um sistema de arquivos realmente muito bom, desenvolvido e implementado em um perídio de tempo muito curto e com tamanha quantidade de recursos interessantes, eu honestamente não teria tamanha ousadia em dizer o mais poderoso e mais confiável. Apesar disso, não posso deixar de dizer que, sim, é muito poderoso e muito confiável.
Prova disso é que há um link no próprio site do projeto intitulado Comercial que exibe seis empresas de países como Estados Unidos, Canada, Áustria, Alemanha, Itália e Reino Unido que utilizam o DragnflyBSD em ambientes de produção e para propósitos diferentes. Além das já citadas no link do próprio site, há também um link que ficou (digamos) oculto dentro de Docs intitulado "Servidor de Backup em tempo real para clientes Microsoft Windows, Linux, Bsd e Mac Os X" que poderia ter sido vinculado ao link anterior expondo assim melhor esse caso de sucesso.
Trata-se de casos das empresas HIFX IT and Media Services PVT.LTD, Virtual Training Company e IPLOTZ que fazem uso do DragonflyBSD como servidor de arquivos Samba para realizar os backups de seus snapshots. Nesse link é possível conferir o cenário das empresas, o planejamento, a implantação e o resultado final que é o print abaixo:
Trata-se de casos das empresas HIFX IT and Media Services PVT.LTD, Virtual Training Company e IPLOTZ que fazem uso do DragonflyBSD como servidor de arquivos Samba para realizar os backups de seus snapshots. Nesse link é possível conferir o cenário das empresas, o planejamento, a implantação e o resultado final que é o print abaixo:
![]() |
Resultado da implantação do servidor de Backup em tempo real para cliente Microsoft Windows, Linux, Bsd e Mac Os X. |
Além de todos esses casos de sucesso do DragonflyBSD e do HAMMER/2 em ambientes de produção, podemos destacar também o compressor LZ4 que menciona o HAMMER como um de seus portifólios (e convenhamos, estar nessa lista ao lado do ZFS não é pouca coisa).
HAMMER 2 no site do LZ4 |
OK, mostrado o máximo de qualidade e de sucesso do HAMMER /2, agora vamos ao cerne da questão. Para isso, elaborei um vídeo com informações interessantes. Confiram aí:
Agradeço ao Anderson Rincon por ter revisado o texto deste artigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.