O professor Daniel Rossier Iniciou o sistema operacional SO3 (Smart Object Oriented Operating System em 2013 como contexto de bacharelado e desde então vem crescendo bastante. SO3 é um sistema operacional compacto, leve, cheio de recursos e particularmente adequado para dispositivos embarcados. O SO3 possui suporte a musl como libc padrão, funciona muito bem com o QEMU/vExpress e no Raspberry Pi 4.
Sendo fortemente baseado nos princípios do Linux (utiliza o build system do Linux (kbuild) e até mesmo partes de código do Linux como os mecanismos de linked list (struct list_head), macros, bitops e outros tipos de declarações além de conceitos do Linux para utilizar o Qemu), é completamente open source estando sob a GPLv2 e é um ótimo ambiente acadêmico para Palestra e projetos industriais.
Seus principais recursos são o suporte a LVGL como ambiente gráfico (LVGL pode ser testado em ambiente emulado desde que não tenha nenhum driver framebuffer/video para RPi4); suporte a pilha de rede lwIP; suporte a MUSL libc (mas já mencionado. Foi adotado devido ser uma biblioteca leve e poderosa); suporte a MMU, user/kernel space, rootfs (atualmente FAT-32/MMC) e suporte a device trees e embarcados em uma imagem U-boot FIT (U-boot é necessário para bootar o SO3). Há planos para adicionar suporte as arquiteturas AArch64 e RISC-V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.