Novidades no Btrfs 5.17 |
Essa semana foi lançado o kernel Linux versão 51.6 e muitos sites como o OMG! Ubuntu e o XDE Developers descrevem que os gamers vão amar esta versão devido o recurso de futex2. Particularmente não encontrei essas notas no anuncio do Linus Torvalds. Eu encontrei até mesmo sobre o Batman (batman-adv e b.a.t.m.a.n. Abreviação de better approach to mobile ad-hoc networking) mas não sobre o que são demonstrados nos sites. Esse release está mais relacionado a correções e reversões do que novidades em si.
"Portanto, isso contém principalmente algumas correções de driver (principalmente rede e rdma), uma correção de uso de credencial do cgroup, algumas correções de rede principais, um algumas reversões de última hora e algum outro ruído aleatório. O shortlog anexado é tão pequeno que você também pode rolar isto."
Bom, mas novidades também estão vindo aí no Btrfs (e provavelmente no kernel 5.17 já anunciado o seu desenvolvimento). David Sterba da equipe do Suse anunciou no dia 11/01/2022 a atualizações do Btrfs 5.17.
NOVOS RECURSOS
Agora é possível que o send trabalhe com a realocação de grupo de blocos evitando que falhas ocorram; nova operação de exclusão 'balance paused' que, como o próprio nome já diz, permite adicionar um novo dispositivo ao sistema de arquivos com balance em pausa. o Btrfs também está com novo arquivo sysfs para armazenamento do fsid (em per-device directory) que ajuda a distinguir dispositivos quando seeding estiver habilitado.
MELHORIAS NO DESEMPENHO
A exclusão de diretórios ficou entre 20% a 40% mais rápidos devido; o zoned mode ficou em torno de 50% durante a montagem; indexação e busca por tamanho com a latência de -30% e menos contenção de tree node locking que permite ganho de até 20%. A parte de desempenho já é uma característica muito boa do Btrfs e de longa data. Eu já até mesmo apresentei essa características em vídeos como benchmarks e comparações com ZFS.
CORREÇÕES DE BUGS
Houveram correções de bugs (lógico) como falha no ENOSPC quando há escrita direta no range NOCOW; na quota de deablock (e outras operações de quotas); no free space tree e no zoned.
OUTRAS
Houveram também outras melhorias e limpesas como na parte de HDD e SSD, como o file system lida com erros. Essas novidades ocorreram desde o kernel 5.16-rc8 e estarão disponíveis no link abaixo (um total de 115 mudanças).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.