Quatro dias após o aniversário de 30 anos do lançamento do kernel 0.01 é lançada a versão 5.14. Nas notas de lançamento do kernel 5.14, Linus deixou a seguinte mensagem:
Então, eu percebo que vocês ainda devem estar ocupados com todas as galas e bailes chiques e todos os outros eventos do 30º aniversário, mas em algum ponto vocês devem estar cansados do brilho constante, dos fogos de artifício e do champanhe. Aquele vestido de baile ou fraque também não é a coisa mais confortável. As celebrações continuarão por mais algumas semanas, mas todos vocês podem precisar somente de uma pausa delas.E quando isso acontecer, eu tenho exatamente a coisa que vocês precisam - um novo lançamento do kernel para testar e aproveitar. Porque o 5.14 está aí, apenas esperando você chutar os pneus e se lembrar do que se tratam todas as festividades.Claro, os pobres e incansáveis mantenedores do kernel não terão tempo para as festividades, porque para eles, isso significa apenas que a janela de mesclagem começará amanhã. Afinal, temos outros 30 anos pela frente. Mas, para o resto de vocês, dê um tempo, construa um kernel, teste-o e então você pode voltar para a festa aparentemente interminável da qual tenho certeza que acabou de sair.Linus---
Um dos novos recursos que eu vejo muitos sites noticiando como o maior destaque neste lançamento é o memfd_secret. Não encontrei a memfd_secret nas notas de lançamento do Linus porém, encontrei no chagelog do lançamento que pode ser conferido clicando aqui. De acordo com a man page, fmemfd_secret () é uma system call (mais uma para as muitas da familia de system calls do Linux) que teve sua aparição no kernel 3.17 e foi adicionado na glibc 2.27 (já que glibc diz mais respeito a Linux do que a GNU. Agradeçam a Linux por ainda existir glibc) e que tem como objetivo principal permitir que um processo no user space crie uma espaço na memória que é inacessível à qualquer outra pessoa; inclusive o kernel. Essa memória pode ser usada para armazenar chaves criptográficas ou quaisquer outros dados que não devam ser expostos a terceiros.
Uma coisa que eu senti falta foi que o Lucas Tanure da Advanced Micro Devices, Inc enviou patches para adicionar suporte a ultima plataforma da AMD (controladora SPI AMDI0062) mas não apareceu neste lançamento. Tudo bem, vamos esperar ver se aparece no próximo lançamento.
Esse é o maior destaque do kernel que eu quis mencionar pois o changelog possui 646.361 linhas contando com mais ou menos 5.000 vezes que são mencionadas correções e umas 800 melhorias sendo algumas delas para Risc-V. e para Raspberry Pi.
QUER APRENDER A UTILIZAR o BTRFS DE VERDADE, ENTÃO VENHA APRENDER COMIGO ;) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.