Em março deste ano a Linux Foundatio publicou imagens para celebrar os trinta anos do Linux. Essas informações podem ser lidas clicando aqui.
30 anos atrás neste mesmo dia, Linus Torvalds publicava sua segunda mensagem sobre o Linux. Em uma entrevista de 2008 ao Museu da Historia do computador, Linus afirma que estava trabalhando na verdade trabalhando inicialmente em um clone do Minix já que as coisas no Minix eram horríveis e ele desenvolvia suas próprias versões das mesmas coisas do Minix (driver de discagem de internet, de HD, de sistema de arquivos e tudo) para seu emulador de terminal, só que verões melhores das mesmas coisas.
Foi daí que em um determinado momento Linus decidiu desenvolver um kernel para ter o seu clone do Minix porém esse clone do Minix se transformou em um clone do Unix e Linus Torvals dispara esta mensagem no dia 3 de Julho e não deixava claro que estava trabalhando no Linux:
Devido a um projeto que estou trabalhando (no minix), estou interessado na definição do padrão posix. Alguém poderia me indicar um formato (de preferência) legível por máquina das regras de posix mais recentes?Sites FTP seriam bons.
Esta mensagem não deixa bem claro que Linus estava desenvolvendo um clone do Unix e por isso as pessoas demoraram a responder. Então Linus passou a utilizar os manuais POSIX da Sun Microsystems que ele conseguiu na biblioteca da universidade de Helsinki. Até que depois de um tempo as pessoas o enviaram os manuais para trabalhar em seu sistema operacional. Ari Lemke (o verdadeiro autor do nome Linux) leu a mensagem acima e disponibilizou o subdiretório FTP para da universidade para Linus com o nome de Linux (foi a partir daí que o sistema operacional, que iria se chamar Freax, passou a se chamar Linux).
Então, no dia 25 de Agosto, quando Linus se sentiu seguro de disponibilizar o seu código fonte, era publicado a mensagem de lançamento do kernel 0.01
From: torvalds@klaava.Helsinki.FI (Linus Benedict Torvalds)Newsgroups: comp.os.minixSubject: O que vocês mais gostariam de ver do minix?Summary: pequena enquete para meu novo sistema operacionalMessage-ID: <1991Aug25.205708.9541@klaava.Helsinki.FI>Date: 25 Aug 91 20:57:08 GMTOrganization: University of HelsinkiOlá a todos aí fora utilizando minix –Estou fazendo um sistema operacional (livre) (apenas um hobby, ele não vai ser grande e profissional como o GNU) para clones AT 386 (486). Ele está fermentando desde abril e está começando a ficar pronto. Eu gostaria de qualquer feedback sobre coisas que as pessoas gostam/não gostam no minix, já que meu sistema operacional se assemelha um pouco com ele (mesmo layout físico do sistema de arquivos (devido a razões práticas) entre outras coisas). Eu já portei o bash (1.08) e o gcc (1.40), e as coisas parecem funcionar. Isso implica que vou conseguir algo prático em alguns meses e gostaria de saber quais recursos a maioria das pessoas gostaria. Todas as sugestões são bem-vindas, mas não prometo que as implementarei :-)Linus (torvalds@kruuna.helsinki.fi)PS. Sim - é livre de qualquer código minix e tem um fs multi-thread. NÃO é portável (usa comutação de tarefas 386, etc.) e provavelmente nunca suportará nada além de discos rígidos AT, já que é tudo o que eu possuo.
E aqui estamos hoje. Um hobbie que começou em seu quarto como um projeto pessoal e acadêmico e que evoluiu e se tornou o maior projeto colaborativo da história do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.