Desde antes do lançamento dos novos computadores da Apple com processadores ARM, a expectativa da galera poder rodar Linux já era muito grande desde que Linux já possui suporte a arquitetura ARM. Eu me lembro de ter lido que a Apple trabalharia para que não fosse possível utilizar outro sistema operacional em seus novos chips porém saiu a noticia no site TechRadar que sim, agora é possível rodar Linux em chips Apple M1 utilizando o QEMU.
O desenvolvedor da Amazon Alexander Graf trabalhou em patches para adaptar o Qemu e assim ser possível rodar tando Windows quando Linux no Apple M1. No momento seus patches estão na versão 2 (que como principal característica está consumir menos CPU), foram enviados para a aprovação e podem ser conferidos clicando aqui.
Ainda não é uma das melhores opções e como dito pelo próprio Joe é de longe a melhor experiencia e ainda precisa de muito polimento. Ainda não é considerado necessariamente rodar Linux ou Windows nos Apple M1, mas como foi até mencionado, isso facilitará o trabalho dos desenvolvedores em várias partes. Tanto é que já estão utilizando seus patches para isso e pode ser conferido o novo projeto clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.