e2fsprogs - o pacote de ferramentas do ext2/3/4

e2fsprogs - o pacote de ferramentas do ext2/3/4
e2fsprogs - o pacote de ferramentas do ext2/3/4
 Duas coisas me motivaram a escrever este artigo. A primeira foi que esses dias eu estava analisando um comando do toybox comparando-o com outro (e que inclusive irei ensiná-lo em vídeo aulas exclusivas para patronos Toca do Tux). A segunda é que acabei descobrindo que não há nada em português sobre o pacote e2fsprogs (no máximo o que encontrei foi no site do Debian), nem mesmo a wikipedia disponibiliza o assunto em nosso idioma.

 Essa não é a primeira vez que explico vários pacotes que utilizamos nas distribuições Linux. Comecei com o artigo e vídeo  "Quatro pacotes de comandos que usamos diariamente que não são do GNU" que, como o próprio nome sugere, são pacotes com uma série de comandos que utilizamos no dia a dia e que não tem nenhuma relação com o projeto GNU (e que mesmo assim creditamos ao GNU os méritos de todos os projetos). É possível conferir neste mesmo artigo é possível conferir duas tabelas de comandos sendo uma do pacote core utils (esse sim é do GNU e passível de fácil substituição) e o outro do UtilLinux que é do próprio Linux.


 Depois disso escrevi mais um artigo mostrando o pacote Procps que é a fonte de comandos como top e ps. E por ultimo fiz mais um vídeo apresentando mais dois pacotes:


 Dado o motivo porque quero escrever este artigo, bora para o arrebento falar sobre o e2fsprogs (Ext2 Filesystem Utilities) que fornece as ferramentas necessárias para criar, corrigir, configurar e debugar os sistemas de arquivos ext2/3/4. Foi escrito (ao menos grande parte dele) por Ted T'so, criador da primeira distribuição Linux, primeiro desenvolvedor norte americano do Linux e responsável pela parte de sistema de arquivos no kernel.

 Esse pacote fornece comandos como o dumpe2fs para exibir informações sobre blocos e super blocos no sistema de arquivos, o tune2fs para modificar parametros no sistema de arquivos, o filefrag para realizar desfragmentação (pois é, se você se escandalizou com o brtfs possuir ferramenta para desfragmentar, aqui fica a dica. O ext4 possui a sua própria chamada e4defrag que foi desenvolvido por funcionários na empresa Nec),  o debugfs (o próprio nome já diz tudo e que apesar que foi desenvolvido pelo Ted, não tenho real certeza que faz parte do e2fsprogs), o badblocks para procurar por blocos defeituosos, o resize2fs para redefinir o tamanho do sistema de arquivos (também não tenho real certeza, mas pelo fato de ser escrito pelo Ted, acredito que sim) entre outros.

 Alguns comando são considerados como parte do pacte e2fsprogs, mas isso não é verdade. Os comandos blkid e findfs por exemplo fazem parte do pacote UtilLinux.

 Então, não, as ferramentas que utilizamos no Linux não são unicamente do GNU e sim de uma variedade de fontes (inclusive do próprio Linux). E não, Linux não é somente o kernel do sistema operacional (uma vez que o kernel possui carregador de boot, init system, bibliotecas como a muls, dietlibc e newlibterminal de comandos e comandos separados do terminal como viram aqui nos vários artigos, então já não se trata unicamente de um kernel).

 Aos que veemente defendem o termo "GNU/Linux" sob o argumento de que as ferramentas que utilizamos são do GNU,  Eu duvido que consigam somente com ferramentas GNU criar partições, formatá-las (e não estou falando do Gparted, pois o Gparted é apenas um frontend para os pacotes que mencionei. Link da FAQ do projeto para mais informações), montá-las, reparar o sistema de arquivos quando corromper, configurar a rede, gerenciar processos e carregar drivers modulares  (e fica aí até um desafio ;)
Ferramenta utilizadas pelo Gpaterd e que podem ser conferidas no README do seu GiLab




CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.
MAS TAMBÉM NÃO DEIXE DE CONFERIR O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores

A pior história sobre Linux que já ouvi (5) A.I (1) ambiente gráfico (14) AMD (13) analise (9) Andriod (8) artigo (5) benchmark (3) BSDs (16) btrfs (10) Caixa de Ferramentas do UNIX (19) canto do Diego Lins (2) certificações Linux (6) Código Fonte (50) comandos (16) comp (1) compressores (4) container (1) CPU (13) criptografia (2) crowdfunding (9) cursos (19) daemons (13) Debian (29) desenvolvimento (53) desktop (15) DevOps (1) DevSecOps (1) dic (1) Dica de leitura (48) dica DLins (2) dicas do Flávio (27) diocast (1) dioliunx (3) distribuições Linux (12) Docker (7) DragonflyBSD (10) ead Diolinux (2) edição de vídeo (4) EMMI Linux (4) emuladores (5) endless (5) English interview (2) Enless OS (2) entrevista (16) espaço aberto (83) evento (3) facebook (1) Fedora (4) filesystem (56) financiamento coletivo (2) fork (3) fox n forests (4) FreeBSD (11) Funtoo Linux (13) games (87) gerenciadores de pacotes (2) GOG (3) google (8) gpu (1) hardware (94) I.A (1) init system (7) Intel (13) IoT (1) ispconfig (1) jogos (33) kernel (114) lançamento (38) leis (1) LFCS (1) licenças (7) Linus (14) Linux (187) linux foundation (3) linux para leigos (1) live (4) LPI (8) LTS (1) machine learning (1) mesa redonda (27) microsoft (2) microst (1) muito além do GNU (113) não viva de boatos (9) navegadores (2) NetBSD (3) novatec (17) o meu ambiente de trabalho (3) off-topic (12) open source (76) OpenBSD (3) OpenShift (1) os vários sabores de Linux (35) padrim (2) palestras e eventos (2) partições (6) pentest (6) processadores (21) professor Augusto Manzano (11) Programação (40) propagandas com Linux (8) Red Hat (13) redes (2) resenha nerd (4) Resumo da Semana do Dlins (2) resumo do Tux (19) retrospectiva Linux (1) runlevel (2) segurança digital (13) servidores (1) shell (1) sistema operacional (18) Software livre e de código aberto (145) sorteio (3) Steam (8) Steam no Linux (6) supercomputadores (3) suse (3) systemd (7) terminal (73) toca do tux (1) toybox (14) tutorial (5) Tux (3) unboxing (7) UNIX (15) UNIX Toolbox (14) vartroy (1) vga (1) vulnerabilidade (3) wayland (1) whatsapp (1) Windows Subsystem for Linux (1) wine (12) WoT (1) ZFS (7)