Wayland receberá proxy transparente para as suas aplicações

Wayland receberá proxy transparente para as suas aplicações
Wayland receberá proxy transparente para as suas aplicações
 No Google Summer of Code foi anunciado o desenvolvimento da ferramenta Waypipe, um proxy transparente para as aplicações do Wayland que pode ser utilizada de forma parecida com o ssh-X. Porém, diferente do protocolo X, somente parte dos dados são necessários ser transferidos para exibir uma aplicação ao invés de todo o montante de dados.

curso-linux-da-migração-a-administração-do-sistema-operacional
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.
 Ainda há trabalhos sendo realizados como correção de bugs, limpeza de código, adição de melhor suporte ao procolo e tentativa de implementar novos recursos. Esse novo recurso promete evitar que erros que ocorrem no X11 (como quando o ssh tunel quebrar, o Waypipe pausa o conexão do serviço no compositor Wayland até que um novo transporte seja fornecido). Para jogos online é uma boa ideia utilizar o Waypipe em compressão de vídeo para tornar o processo mais rápido (podendo até dobrar a quantidade de FPS e reduzir o uso de banda).


 Além de jogos, foram testados os programas Alacritty (com winit), kitty (com GLFW), Termite (com GTK3), weston-terminal (GTK3), Konsole (com Qt5) Firefox (a maior parte do GTK3 e que está recebendo correções de bugs devido uma quebra), SuperTux (com SDL2), SuperTuxKart (sem toolkit) e o VLC (a maior parte em Qt5 e que deu uma quebrada ao commitar um xdg_surface).

Todos os detalhes do Waypipe podem ser conferidos clicando aqui.
https://mstoeckl.com/notes/gsoc/blog.html
https://lists.freedesktop.org/archives/wayland-devel/2019-June/040687.html
https://gitlab.freedesktop.org/mstoeckl/waypipe/

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »