ZSH se tornará o terminal de comandos padrão do MacOS X

ZSH como terminal de comandos padrão do MacOS X
ZSH como terminal de comandos padrão do MacOS X
 De acordo com informações publicadas no dia 03 Junho de 2019 pela própria Apple em seu site oficial, o ZSH passará a ser  terminal de comandos padrão do MacOS X a partir da versão Catalina que ainda está em beta e disponível somente as pessoas que fazem parte do grupo de desenvolvedores da Apple.
curso-linux-da-migração-a-administração-do-sistema-operacional
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.
 Durante um bom tempo, o terminal de comandos utilizado no MacOS X foi o Bash, o mesmo utilizado por padrão em quase todas as distribuições Linux. Não somente o Bash mas outras ferramentas também eram adotadas fortemente pela Apple como o GCC e outras ferramentas Free Software e de código aberto (a Apple mesmo mantem sua parte Open Source com as suas contribuições).

 Com a atitude tomada pela FSF de processar ao menos 12 empresas por ano e sendo uma delas a Cisco (na qual a Apple acabou presenciando tudo), a Apple começou a tomar cuidado e a se prevenir de futuros problemas sendo ela a pioneira a financiar o LLVM. Informações tais como essa já foram relatadas em outros vídeos no meu canal; um desses pode ser conferido no Muito além do GNU - toybox.


 Tanto o ZSH quanto o Bash já vem disponível no Mac OS (sendo o Bash o padrão de uso até a versão Mojave). Mas agora é anunciado que o próximo lançamento do MacOS terá como padrão o terminal de comandos ZSH. No mesmo artigo é explicado que é possível alterar entre terminais nas versões anteriores do sistema operacional.
ZSH no Mojave
ZSH no Mojave
 É; o ZSH ganhando cada vez mais espaço. Eu venho apresentando outras ferramentas que não são do GNU e suas características; elas estão presentes no Linux há longa data e ficaram ofuscadas entre muitos usuários e profissionais de linux simplesmente pela paixão sobre software livre.

 Se você realmente quiser ser um profissional de Linux, o meu concelho a você é focar em ferramentas de forma imparcial e profissional; essa vai ser a sua chave para o sucesso. Agora, se você quiser defender uma paixão, aí já outra história. E para terminar este artigo de forma que possa conhecer mais sobre o ZSH, deixo aqui o vídeo que faz parte da série Muito além do GNU. Sucesso a todos:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »