Debian e o Wayland |
Duas distribuições que em breve terão seus lançamentos e que debati algumas de suas novidades são o Debian 10 (codenome Buster) e o Red Hat Enterprise Linux 8. E uma das novidades do RHEL que também parece que terá no Debian é a adoção do Wayland no lugar do Xorg. Para o arrebento debater o assunto.
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL. |
Wayland é o compositor de janelas que tende a substituir o Xorg nas distribuições Linux. O engenheiro de software da Red Hat, Jonathan Michael Thomas Dowland reportou em site JMTD o porque o Debian também está adotando o Wayland. Pelo o que parece, o processo para a migração para o Wayland não foi demorado como no caso do systemd.
Um dos motivos para esse acontecimento trata-se do fato de que o ambiente gráfico padrão do Buster será o Gnome (e a decisão da equipe do Gnome é que a sessão padrão do ambiente gráfico seria o Wayland ao invés do Xorg).
Há motivos para quererem adotar o Wayland principalmente devido a recursos e código mais fácil de manter. O wayland ainda possui bugs que precisam se solucionados e que podem gerar certas incompatibilidades com certas aplicações (como mencionado por Jonathan Michel, o synaptic e o Tilda são dois exemplos). Mas que parece que já trabalham em solucioná-los e não remover tais aplicações dos repositórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.