Novidades no Debian 10

Debian 10 - Buster com suporte a Secureboot
Debian 10 - Buster com suporte a Secureboot
 O próximo lançamento do Debian é a versão 10 que recebe o code nome Buster e está mais ou menos em seu candidato a lançamento 5. Bora conferir o que a nova versão nos proporcionará.
VENHA APRENDER LINUX COMIGO
O primeiro assunto que eu quero tratar é que hoje (dia 26), Sam Hartman iniciou como lider do projeto Debian (DPL = Debian Leader Project). Isso sana o problema que todos estavam dizendo que ninguém queria ser presidente do Debian.

O site It's FOSS publicou o artigo mostrando 14 novos recursos que encontraremos nesta nova versão sendo elas:
  • Nftables substitui o tradicional iptables. Isso já é esperado há longos anos; mas o projeto era algo desafiador e levou muito tempo para chegar ao ponto de maturidade. Essa ferramenta (que eu venho acompanhando seu desenvolvimento ao longo dos anos) traz uma sintax muito mais prática para os sysadmins, código mais fácil de manter e muitos novos recursos e segurança.
  • AppArmor habilitado por padrão: Para quem faz drama com o SELinux, aqui fica uma de várias alternativas. Apesar que o AppArmor já é o modulo padrão no Debian desde que eu uso Debian. A maior diferença entre os dois de uma forma fácil de explicar é que o AppArmor é mais simples de manusear mas seu nível de segurança é menor se comparado ao SELinux.
  • Suporte a Secure-boot: O site Debamax publicou uma visão geral sobre o Secure-boot (mesmo afirmando que não pretendem ser um guia definitivo). Clique aqui para conferir.
  • Implementação do /usr/merge: Nessa nova implementação, diretórios como  /bin, /sbin e /lib passarão a ser links simbólicos para /usr/bin,/usr/sbin e /lib respectivamente. Há toda uma FAQ clicando aqui para entender melhor como tal coisa funciona.
  • Instalador live Calamares: Levem a mal não, mas isso já estava na hora né rsrs Agora o Debian adotou o instalador Calamares como seu live installer (já estou vendo que esse ano meu curso terá mais atualizações do que imaginei. Aproveitando, clique aqui e venha ser meu aluno ;)
New installer in Debian 10 Buster
Calamares como live installer do Debian 
Há muitas outras novidades como kernel 4.19.0-4 com suporte LTS por cinco anos, Bash 5.0Mailman 3, Python 3 (dando fim ao Python 2), suporte a vários ARM 64 e placas ARMHF SBC, Nodejs 10.15OpenJDK 11.0, Gnome 3.30 e novo papel de parede.

 É, fiz um resumo na integra sobre o que está no It's FOSS. Qualquer coisa, confiram lá. Deixo avisado que provavelmente terá "OS vários sabores de Linux - Debian #2", mas será exclusivo para os padrinhos do canal. Então, caso queira assistir a esse vídeo exclusivo do Debian, venha ser padrinho do canal clicando aqui.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »