Lançado Unleashed 1.3

illumOS
illumOS ganha um fork
 Unleashed é um fork do sistema operacional illumOS (e sendo o illumOS um fork do Open Solaris e por sua vez, um derivado do Solaris). O meu primeiro vídeo no canal eu relatei um pouco sobre o Open Solaris já que havia ouvido pessoas dizendo que se tratava de uma distribuição Linux. Caso não saiba o que é um fork, eu tenho um artigo aqui no blog que pode conferir e entender melhor, basta clicar aqui ;)

 Automaticamente o Unleashed herda as características do Open Solaris como o ZFS, o DTrace e o Crossbow e vários outros recursos que podem ser conferidos clicando aqui. Veja aqui meu antigo vídeo sobre o Open Solaris.


 Existem vários em torno de oito distribuições derivadas do illumOS; cada um desses destinado a soluções diferentes como Workstation, servidores, storagesHypervisorA lista de distribuições derivadas do illumOS que podem ser conferidas clicando aqui ou visualizando a imagem abaixo.
Distribuições derivadas do illumOS
Distribuições derivadas do illumOS
 Esse fork surgiu pela comunidade acreditar que poderia fazer melhor do que os derivados do illumOS adotando uma postura diferente em relação à compatibilidade e redução de interações de códigos, buscando modernizar o sistema operacional através da remoção de código legado. Com isso, apesar de um descendente do Solaris, o Unleased torna-se binariamente incompatível com o Solaris por removerem um monte de partes (digamos) sujas.

 A comunidade quer adotar um ambiente de compilação diferente já que do illumOS é antigo. Querem que o ./configure seja o suficiente para a maioria dos programas (sem ser necessário ficar especificando flags ou lincar bibliotecas adicionais).
sendo o 
Curso Linux: Da migração a administração do sistema operacional
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.
 Essa é uma comunidades sendo totalmente Open Source (não pretendem ter binários proprietários e nem blobs no sistema operacional), com uma liderança limpa, um sistema operacional completo, com lançamentos periódicos (um a cada três meses com patches de segurança entre os lançamentos),


Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »