Lançado LLVM 5.0.2

Linux e o LLVM
Linux e o LLVM

Está disponível LLVM 5.0.2. Eu não faço nem mais ideia de quantas versões eles estão lançando por ano, eles estão trabalhando bem rápido. Nessa eu vi que a Red Hat está envolvida (caminho sem volta; Debian, Red hat, Android e open Mandriva utilizando LLVM). O projeto tem apoio também da Linux Foundation onde há planos para a sua migração completae que pode ser conferido na wiki da Linux Foundation. Inclusive na mesma wiki ensina como compilar o kernel utilizando o LLVM e explica todo o porque de adotar o compilador.
como compilar o kernel Linux usando o LLVM
como compilar o kernel Linux usando o LLVM

O estranho que é que o anuncio informa o lançamento da versão 5.0.2, mas no site oficial consta a versão 6.0.0 desde o dia 08/05/2018.
LLVM versão 6.0 e não 5.0.2

Lista do LLVM para download
A API e a ABI do 5.0.2  é compatível com das versões 5.0.0 e 5.0.1 e inclui mitigações para CVE-2017-5715 (Spectre Variant 2) do X86 e MIPS, mudanças nas arquiteturas ARM e no framwork da arquitetura AArch64. também houve alterações no SystemZ onde adicionaram suporte a operações atômicas de 128 bits e muitos outros recursos foram adicionados.

Lembrando que não é necessário fazer todo o trabalho manual para colocar para funcionando, sendo possível simplesmente adicionar uma linha no source.list do Debian ou do Ubuntu.

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra