É o fim dos BSDs?

Assunto importante a se debater onde pesquisadores acreditam que os BSDs estão chegando ao seu fim. Honestamente acho que seria algum muito ruim (até mesmo para a economia se isso acontecesse). Essa semana resolvi debater sobre os BSDs (que como mencionei, só iria tratar do assunto se achasse necessário, e no exato momento é) cruzando argumentos para isso. Os BSDs constituem um ecossistema muito importante e valioso para as comunidades (inclusive a comunidade Linux. Juntos os dois são muito fortes) e empresas.


Há os que dizem que estou em uma "cruzada anti-gnu/gpl". O que eu fiz aqui foi apresentar argumentos técnicos baseados em fatos, não fico com paixão. O bem da verdade é que a GPL está morrendo; teria sido muito sensato se tivessem deixado a GPL somente na versão 2 e com a sua decadência, as licenças open mais adotadas hoje são a MIT, as de domínio publico, BSDS e Apache e todas gerando o mesmo ecossistema anterior.

Analista (bilíngue) de sistemas, redator do blog Diolinuxtradutor da distribuição Funtoo e parte da distribuição IPFire, do manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX e do manual Zsh Lovers. Dono dos canais e blogs Toca do Tux e Resenha Nerd:

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra