É comum surgir comandos para Linux a medidas que os recursos aparecem no kernel. Exemplo disso é o Netfilter que é o framework dentro do kernel Linux que utilizamos para filtrar pacotes através do comando iptables (e tem gente que ainda afirma "o firewall GNU/Linux sendo que de GNU aqui não vemos nada).
Com a eterna briga por reclamar direito do nome GNU no Linux por parte da FSF e o fato de Bash acabar vindo como terminal de comandos padrão na maioria das distribuições ao longos dos anos fez com que pessoas acreditassem que tudo é do GNU.
O que deveríamos nos perguntar é por que Linus Torvalds escolheu usar o terminal Bash no Linux sendo que ele já havia escrito um terminal de comandos melhor do que o do Minix. Bastaria ele ter portado para o Linux assim como ele fez com todos outros recursos do seu seu terminal (sim, os recursos criados para o seu emulador de terminal foram todos portados para o Linux, inclusive o seu filesystem). Existem alguns fatores (técnicos, e não ideológicos) para isso:
- Seu emulador de terminal era escrito em Assembler; logo, seu emulador só funcionaria na sua máquina e em mais nenhuma outra.
- Quem pegasse o Linux, vendo que roda o Bash, acabava dizendo: Linux é realmente um Unix
- Para que iriam gastar energia criando um terminal sendo que já poderiam usar um? Eles preferem concentrar essa energia no desenvolvimento do kernel ;)
Esta semana apresentei na terça feira, quatro pacotes de comandos que usamos no terminal e não são do GNU, na quarta apresentei mais um que é Porcps e agora apresentei mais dois que são voltados a redes que são o NetKit e o iputils.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.