Entrevista com Thiago Padilha. Criador do Neovim

https://neovim.io/
https://neovim.io/

Neovim é um fork do Vim onde o Thiago adicionou recursos muito poderosos que faltavam no Vim e que todos almejavam. Com isso atraiu e formou para o Noevim uma forte comunidade de desenvolvedores e colabores ao redor do mundo.

Esse ano fizemos a série Vi vs Emacs em "Muito além do GNU". Essa entrevista é até mesmo um pedido do Ayr Müller, o mestre que explicou sobre o ZFS para nós o ano passado e fica como presente já hoje é aniversário dele. Feliz aniversário mestre Ayr, aqui está o seu presente =)
Toca Do Tux: Apesar de já ter lido no seu site oficial, poderia se apresentar para todos?
Tiago Padilha: Meu nome é Thiago Padilha, moro com minha esposa e um filho em Recife/PE e trabalho como programador remotamente

Toca Do Tux: Sabemos o que levou-o a criar o Neovim; mas antes disso, o que o levou a fazer contribuição para o Vim? era no caso um usuário assíduo?
Tiago Padilha: Sim, eu fui usuário de Vim por alguns anos antes de tentar fazer a contribuiçao que eventualmente me levou a começar o Neovim.

Toca Do Tux: O Neovim hoje conta com ajuda de muitas pessoas em torno do mundo. Como essa galera veio a conhecer e se tronar membros do Neovim (pode nos contar essa historia)? Inclusive o Ayr Müller pergunta: "Queria saber se o projeto está vinculado apenas a você ou se é uma equipe. Outra coisa é se o projeto está ainda ativo ou se parou."
Tiago Padilha: O projeto ganhou muito conhecimento quando dilvulguei no Hacker News, recebendo muitas "stars" no github e tambem um grande número de contribuições no Bountysource, atingindo a meta inicial de $10.000 em pouco mais de 24 horas.  Isso gerou muito interesse no projeto, o que fez com que recebesse muitos contribuidores na fase inicial. O projeto ainda está ativo, porém me afastei desde o começo de 2016 e deixei nas mãos de outro contribuidor, que ainda está gerenciando até hoje. Estou querendo voltar a fazer contribuições esse ano, porém não sei se vou arrumar tempo :)

Toca Do Tux: Sobre a licença, o que os levou a escolha da licença Apache?
Tiago Padilha: Na verdade não fui eu quem escolheu. Como o projeto ganhou muito momento inicial, resolvi focar em desenvolver o código e deixei essas questões mais burocráticas nas mãos do @justinmk, que ainda está levando o projeto.

Toca Do Tux: Você tem outros projetos alem do Neovim pelo o que eu vi no seu github como uma ferramenta relacionada ao zsh (que inclusive eu sou apaixonado pelo zsh). Poderia nos dizer algo sobre os outros projetos?
Tiago Padilha: A ferramenta que você fala é o zsh-autosuggestions, um plugin do zsh que desenvolvi faz tempo mas também acabei me afastando. O projeto agora está na organização zsh-users: https://github.com/zsh-users/zsh-autosuggestions. Tenho muitos projetos, não dá pra falar muito aqui :). Atualmente tenho feito algumas contribuições ao electron por conta do projeto em que trabalho atualmente(que usa o electron como framework): https://electron.atom.io.

Toca Do Tux: Contribuições: Como a galera pode contribuir? (todos os projetos.)
Tiago Padilha: Tem muitas maneiras de contribuir com o Neovim, recomendo ler o CONTRIBUTING.md: https://github.com/neovim/neovim/blob/master/CONTRIBUTING.md



Sou analista (bilíngue) de microinformática, professor de inglês, tradutor e interprete.

 Sou também redator no blog Diolinux e um dos tradutores da distribuição Funtoo. Já fiz parte da distribuição IPFire por um tempo também, uma distribuição que gosto muito na parte de administrar o servidor por uma interface web.
 Possuo um manual chamado Caixa de Ferramentas do UNIX traduzido por mim e revisado por mais amigos que abrange tanto Linux (dentre algumas distribuições) quanto Solaris, BSDs, Mac OS X e em alguns momentos o Windows (devido a integração cliente servidor).
 Recentemente estou trabalhando em um manual de migração para Linux.

Compartilhe isso

Leia outros posts

Próximo post
« Próximo post
Post Anterior
Próximo Post »

Compre na imago brinquedos

Compre na imago brinquedos
Utilize o cupom de desconto TOCADOTUX e ecnomize 5% na sua compra