
Muitos estudantes de ciências da computação do
primeiro ano não possuem experiência com Linux, eles não possuem
interesse em aprender, disse Rughinis
um professor do departamento de ciência e engenharia da computação.
E aqueles estudantes que conhecem Linux são considerados como
incomum e tratados como exilados sociais, disse ele.
“Eles não prestariam atenção na primeira
experiência para ver o que Linux tem a oferecer; não somente o
desktop, mas como os serviços funcionam e a profundidade do
sistema,” ele disse. “É uma curva de aprendizado íngreme para
os estudantes vindo do segundo grau de ensino. O primeiro encontro
deles foi muito difícil.”
Para ajudar seus estudantes a se interessarem e se
engajarem com o Linux, Rughinis criou World of USO, um jogo online
open source interativo que ensina os conceitos básicos do sistema
operacional ao mesmo tempo que os encoraja à participação e
competição. Agora ele roda o jogo nos últimos oito anos, com
grandes resultados.
A participação é completamente voluntária e
não é amarrada à nota dos estudantes no curso. Ainda, por volta de
60 á 70 de seus 300 alunos participam. Eles fazem isso amplamente por que é divertido, de acordo com os inquéritos dos estudantes, mas
esses alunos que participam também, não surpreendentemente,
terminam fazendo melhor no curso.
“Meu foco principal está em construir confiança
em um ambiente completamente novo com essa plataforma de ludificação
,” Disse Rughinis. “Eles aprendem que podem interagir com Linux e
eles podem fazer coisas que eles não são capaz com outros sistemas
operacionais.”
Três Níveis de World of USO
O jogo apresenta uma série de perguntas de
múltipla escolha estilo Quiz, que levam em torno de 2-3 minutos por
dia para responder. As perguntas são fáceis, a fim de ajudar os
alunos a ganhar confiança, e podem ser respondidas com um simples
Google search. Essa é a primeira camada de da batalha, disse
Rughinis.
A segunda camada é um componente social.
Estudantes podem desafiar um ao outro para duelos para testar seus
conhecimentos em Linux. Ambos os alunos recebem cinco perguntas em
uma série de dificuldades. Aquele com respostas mais corretas,
vence. Isso ajuda a criação de competições e tambem guia a adoção
do jogo já que alunos participantes desafiam seus amigos a se
juntar.
A ultima camada acontece 5 semanas no jogo quando
eles iniciam uma busca. Ela inicia no nível um com uma simples
pergunta e se tornar progressivamente mais difícil assim que
constrói o nível 40. Os alunos recebem pontos não somente baseado
nas respostas corretas, mas também na velocidade que completam a
busca.
“Os melhores alunos levariam 30 horas,
trabalhando em um estilo hackathon, fazendo somente isso por três
em sequência,” disse Rughinis. “Isso é possível por que nós
construímos a comunidade. Eles são muito motivados por que suas
realizações seriam relevantes à um monte de estudantes.”
Criação de carreiras Linux e Open Source
No final do curso, os alunos não somente aprendem
Linux, mas querem aprender mais. E aqueles com maior conhecimento são
visualizados como heróis e campeões. (O vencedor do primeiro lugar
ganha uma camisa.) Muitos também perseguiram carreiras Linux e open
source software depois da graduação, disse Rughinis.
Laura Vasilescu, uma
ex-integrande do kernel Linux através do Programa de Serviço
para Mulheres, terminou em quinto no World of USO quando ela teve a
aula em 2008. Como muitos, ela iniciou com zero conhecimento de Linux
e programação. Ela era boa em física e matemática e queria
aprender como construir robôs inteligentes.
“Durante o meu primeiro semestre eu tinha USO
(curso de Razvan) e que me deu uma visão completamente diferente a
respeito do que eu gostaria de fazer e o que eu realmente queria
aprender. Para mim, o curso foi mais como um guarda chuva aonde eu
desenvolvi meu lado geek (geekyness),” disse Vasilescu. “O jogo
me deu entusiasmo e motivação para aprender como dominar o CLI... e
me deu direção técnica: sistemas operacionais e programação de
baixo nível.”
Ela está agora envolvida com a organização
Romena de educação Open Source, buscando seu PhD em engenharia da
computação, e é uma assistente em ensino na universidade.
Uma Plataforma de Ensino Open Source
World of USO foi desenvolvido há muitos anos por
Rughinis e uma comunidade em torno de 40 outros contribuintes,
incluindo alunos graduados e ex-graduados do curso. O código fonte é
aberto e está disponível para download
no Github, embora haja bastante personalização do conteúdo do
jogo, baseado nos materiais e objetivos do curso.
“Se você concorda com o programa de estudo que
estamos seguindo, você pode utilizá-lo out of the box,” disse
Rughinis. “Mas é adaptável e nós podemos ajudar com a
personalização, e seria uma ótimo experiência se qualquer outra
universidade estaria interessada em por a mão”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.