![]() |
Phoenix: Um novo X Server escrito do zero em Zig |
Em minha palestra A evolução do Linux eu conto a origem do X11 no Linux que foi uma coisa muito interessante já que foi esse servidor gráfico que deu origem ao primeiro protocolo de redes no Linux. Em Outubro de 2021 eu escrevi o artigo O fim da estrada para o x11 descrevendo o estado atual o X11, o seu destino e seu eminente fim.
Com o tempo surgiu um "salvador da pátria" (assim como foi o Rocky Linux...) anunciando um fork chamado XLibre e como sempre, a galera movida a paixões por software livre comprou a briga sem saber quase nada do assunto. Parece que o desenvolvedor vem fazendo algum progresso, o que me leva a perguntar por que não havia feito isso antes das distribuições fazerem adotação em massa do Wayland...
E agora, entre essa "guerra" Wayland X XLibre, surge o Phoenix. Phoenix é um novo servidor gráfico X projetado do zero (e não um fork do Xorg) escrito na linguagem Zig e projetado para ser uma alternativa moderna ao Xorg. O Phoenix ainda não está pronto e até o momento o Zig X Server renderiza somente algumas aplicações simples.
A equipe visa ter um servidor gráfico com foco em simplicidade, segurança, melhorias tanto para tecnologias modernas quanto para parte gráfica, compatibilidade com o Wayland e estender o protocolo X11. Existem diferenças fundamentais de implementação entre o X11 e o Phoenix. O Phoenix está sob GPLv3 (não sei o que passa na cabeça da galera) e a galera vem trabalhando neste servidor gráfico desde Julho. É esperar para ver se o projeto vinagrá.
Mais informações sobre o Phoenix pode ser lido clicando aqui.
![]() |
| QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.