Hare: Uma nova linguagem C? |
Assim como C, Hare pode ser utilizada para escrever sistemas operacionais, ferramentas de sistemas, software de rede de computadores e várias outras ferramentas de baixo nível e de tarefas de alto desempenho. Já existem relatos de sistemas operacionais escritos em Hare como o sistema operacional microkernel Helios inspirado no seL4 e um clone do Unix chamado Bunix que por ter sido inspirado no design do Linux, levou menos de 30 dias para um único desenvolvedor escrevê-lo e aprender bastante coisas sobre sistemas operacionais de kernel monolítico.
Processo de boot do Bunnix |
Outros projetos também já foram implementados em Hare como OpenGL, Raytracer, gerenciador de senha, ferramenta de criptografia, bindings para GUIs simples, um substituto para o cron, um shell rc inspirado na implantação do plan9 e muito mais.
Outra característica é que Hare compartilha alguns recursos da linguagem Go como defer e design de biblioteca. Um fator que acredito que poderia atrair mais usuários e desenvolvedores para a linguagem Hare seria a adicionar as macros que não foram possíveis adicionar na linguagem C e assim dando origem a linguagem Odin.
Hare está disponível sob os termos da the Mozilla Public License (MPL) e é tão pequena que cabe em um floppy disc de 3½". Ainda está na versão 0.24.2 e só entrará para uma versão comercial quando chegarem na versão 1.0.
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.