Odin: uma alternativa a linguagem de programação C




Odin: uma alternativa a linguagem de programação C

 Após um comentário interessante que recebi no meu vídeo sobre o lançamento do Fedora 40, achei que seria interessante escrever algo sobre a linguagem Odin.

 Odin é uma linguagem de programação de propósito geral, orientada a dados built-in sendo uma proposta para ser uma alternativa a linguagem C. Influenciada pelas linguagens Pascal, C, Go, Oberon-2, Newsqueak e GLSL, foi projetada para alto desempenho (com recursos como gerenciamento de memória, alocadores personalizados e muito mais), sistemas modernos (como tipo de dados SOA e programação de array) e simplicidade.


 O projeto nasceu em 2016 quando Ginger Bill estava irritado com a linguagem C++. Bill então tentou criar um pré-processador para a  linguagem C e assim melhora-la adicionando novos recursos porém, Bill chegou a conclusão de que aquilo seria um beco sem saída e assim decidiu criar uma nova linguagem inteiramente do zero. Odin iniciou-se na verdade como um clone da linguagem pascal e rapidamente foi se transformando em uma nova linguagem.


 Os programas de animação 3D EmberGen, GeoGen e LiquiGen que são de autoria da empresa JangaFX e que são utilizados por várias empresas na indústria de  jogos e filmes (como Bethesda, CAPCOM, Codemasters, THQNordic, Warner Bros, Weta Digital e muitas outras), são inteiramente escritos na linguagem Odin.


Companies who use EmberGen
Empresas que utilizam os programas da JangaFX


 Há também os jogos Solar StormCAT & ONION que foram desenvolvidos em Odin devido suas características de Simplicidade e low level com high level feeling (que permite fazer todo o trabalho de baixo nível que alguém faria em C enquanto pode ter a criatividade de programar jogos através dos recursos modernos da linguagem Odin). Claro que Odin não é a única linguagem adotada para seu desenvolvimento. Há também as ferramentas Spalltodool como exemplos de terem sido desenvolvidos em Odin.

 A linguagem Odin está sob a cláusula 3 BSD (ou licença revisada) e particularmente, eu acredito que linguagem cumpriu com sua missão uma vez que em menos de oito anos já é utilizada em ambiente de produção. Acredito que podemos esperar maior adoção da linguagem em breve.


Site oficial da linguagem Odin.

Leia também: Rust no Linux, um caso de amor e ódio


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