Odin: uma alternativa a linguagem de programação C |
Após um comentário interessante que recebi no meu vídeo sobre o lançamento do Fedora 40, achei que seria interessante escrever algo sobre a linguagem Odin.
Odin é uma linguagem de programação de propósito geral, orientada a dados built-in sendo uma proposta para ser uma alternativa a linguagem C. Influenciada pelas linguagens Pascal, C, Go, Oberon-2, Newsqueak e GLSL, foi projetada para alto desempenho (com recursos como gerenciamento de memória, alocadores personalizados e muito mais), sistemas modernos (como tipo de dados SOA e programação de array) e simplicidade.
O projeto nasceu em 2016 quando Ginger Bill estava irritado com a linguagem C++. Bill então tentou criar um pré-processador para a linguagem C e assim melhora-la adicionando novos recursos porém, Bill chegou a conclusão de que aquilo seria um beco sem saída e assim decidiu criar uma nova linguagem inteiramente do zero. Odin iniciou-se na verdade como um clone da linguagem pascal e rapidamente foi se transformando em uma nova linguagem.
Os programas de animação 3D EmberGen, GeoGen e LiquiGen que são de autoria da empresa JangaFX e que são utilizados por várias empresas na indústria de jogos e filmes (como Bethesda, CAPCOM, Codemasters, THQNordic, Warner Bros, Weta Digital e muitas outras), são inteiramente escritos na linguagem Odin.
Empresas que utilizam os programas da JangaFX |
Há também os jogos Solar Storm e CAT & ONION que foram desenvolvidos em Odin devido suas características de Simplicidade e low level com high level feeling (que permite fazer todo o trabalho de baixo nível que alguém faria em C enquanto pode ter a criatividade de programar jogos através dos recursos modernos da linguagem Odin). Claro que Odin não é a única linguagem adotada para seu desenvolvimento. Há também as ferramentas Spall e todool como exemplos de terem sido desenvolvidos em Odin.
A linguagem Odin está sob a cláusula 3 BSD (ou licença revisada) e particularmente, eu acredito que linguagem cumpriu com sua missão uma vez que em menos de oito anos já é utilizada em ambiente de produção. Acredito que podemos esperar maior adoção da linguagem em breve.
Site oficial da linguagem Odin.
Leia também: Rust no Linux, um caso de amor e ódio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.