skarnet.org: Atualizações de Junho de 2024 |
Laurent Bercot, autor do primeiro projeto skarnet.org, anunciou no dia 07/06 novas versões de alguns dos pacotes do projeto que são focadas em qualidade de vida, melhoria de suporte a plataformas antigas e preparação para futuras grandes atualizações. Para quem não sabe, Laurent foi um dos primeiros a desafiar Richard Stallman mostrando que não existe GNU/Linux. Todo o processo de como ocorreu pode ser lido no artigo O dia que Laurent Bercot calou Richard Stallman: Eu não uso GNU, eu uso Linux! aqui no blog.
MUDANÇAS MENORES
A skalibs-2.14.2.0 (principal grupo de bibliotecas do projeto) traz suporte ao ambiente midipix e versões antigas do MacOS; agora possui também mais funções a cspawn para a melhoria do uso do posix_spawn().
O execline-2.9.6.0 (linguagem de script do projeto) agora adiciona a opção elglob -d para codificar o resultado de um glob em uma unica palavra. também adiciona importas -S para importar uma variável com o mesmo nome como valor substituto assim como o antigo comando import.
execlineb, principal comando para executar os scripts do execline |
O arquivo tipidee.conf da tipidee-0.0.5.0 agora aceita "" como um indicador de extensão para diretiva de tipo de conteúdo, que permite o usuário especificar tipo de conteúdo padrão para arquivos sem uma extensão.
MUDANÇAS MAIORES
Esses foram lançamentos menores, já o s6-2.13.0.0 traz mudanças maiores e significativas como o s6-supervise agora rastreia o endereçamento de um grupo de processo de serviço que é útil para situações como se caso precisar encerrar todo um grupo processo (digamos) zumbi quando o serviço morre e você não estiver utilizando cgroups e por fim acabar deixando processos filhos. Esse recurso ainda não está pronto já que daemons normalmente não mexem com grupos de processos e um serviço com mal comportamento pode criar um processo filho em grupos de processos diferentes. Enquanto o serviço estiver em execução, o s6-svstat -o pgid exibe o id do grupo do processo e o s6-svc -K pode enviar o sinal SIGKILL ao grupo (asim como o -P para o SIGSTOP e o -C para o SIGCONT). Um pequeno bug também foi corrigido e um limite arbitrário foi aumentado no s6-ftrigrd: Um serviço agora pode esperar quantos fifodirs quiser.
Josiah Frentsos enviou um patch para o s6-supervise: para não adicionar '(child)' ao final do PROG por ser desnecessário, o que foi aplicado por Laurent:
" Ha. Aplicado, obrigado! Obrigado também por confirmar que o melhor jeito de obter contribuições é cortar um lançamento. ;)"
Já Carlos Eduardo enviou antes do lançamento seu patch para executar a daemon como um child de sdnotify-wrapper. O que tem gerado debate no projeto e até então, não foi aceito.
LANÇAMENTO
Ainda dentro do conjunto do supervisor s6, o s6-rc-0.5.4.3 também recebeu aumento de um limite arbitrário podendo um fd-holder interno agora recarregado automaticamente com quantos pipes ele puder manter.
Houve refatoração de algumas APIs para permitir implementação de dns-0x20 no s6-dns-2.3.7.2 que é util para interoperar com versões recentes de Unbound. O shibari-0.0.1.1 também implementa o dns-0x20. Também ocorreram mudanças menores em outros pacotes como s6-networking-2.7.0.3, mdevd-0.1.6.4 e smtpd-starttls-proxy-0.0.1.4 que não foram mencionadas aqui mas que podem ser conferidos direto no projeto.
DOCUMENTAÇÕES
As documentações também receberam atualizações por parte do australiano Alexis (flexibeast) que faz contribuições para o Gentoo Linux.
- execline-man-pages v2.9.6.0.1
- s6-man-pages v2.13.0.0.1
- s6-rc-man-pages v0.5.4.3.1
- s6-networking-man-pages v2.7.0.3.1
- tipidee-man-pages v0.0.5.0.1
- shibari-man-pages v0.0.1.1.1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.