Lançado Nim 2.0.6 |
Hoje (dia 17 de Junho de 2024) foi lançada a versão 2.0.6 da linguagem de programação Nim. Desde que eu escrevi o artigo Rust no Linux: Um caso de amor e ódio, eu venho divulgando a linguagem Nim para promover mais linguagens que possuem recurso Memory Safety. Nim é uma linguagem de propósito geral inspirada em Python, C++, Ada, Modula-3 e Lisp. Seu recursos mais importantes são type e resource safety, meta programação e combinar confiabilidade com syntactic convenience.
Todos os recursos da linguagem Nim podem ser conferidos no site oficial do projeto
Foi desenvolvida por Andreas Rumpf que é possui diploma de ciências da computação pela universidade de Kaiserslautern na Alemanha e que possui interesse em pesquisas que incluem hard realtime systems, sistemas embarcados, construção de compiladores e inteligencia artificial. Nim está disponível para Linux, FreeBSD, macOS, OpenBSD e Windows nas plataformas X86 (de 32 e 64 bits) e ARM.
Nim 2.0.6 |
Esse é o maior lançamento para o Nim 2.0.x (contando com 200 commints) de correções de bugs e melhorias desde o lançamento da versão 2.0.4 há dois meses atrás. A rasão para esse lançamento é devido ao planos de lançamento da versão 2.2. Ao todo, a versão 2.0.6 conta co 84 correções de bugs que podem ser conferidas na nota de lançamento.
A equipe aceita doações para continuar melhorando a linguagem, corrigindo bugs e adicionando novos recursos. Doações podem ser feitas através do
Open Collective ou via Bitcoin: 1BXfuKM2uvoD6mbx4g5xM3eQhLzkCK77tJ. Outras duas formas são através de suporte comercial e adquirindo o livro Mastering Nim: A complete guide to the programming language (English Edition) pode ser adquirido clicando aqui.
Há outros títulos de livros da linguagem Nim que podem ser conferidos clicando aqui
Mais sobre a linguagem de programação Nim pode ser conferida aqui no blog
QUER APRENDER LINUX? ENTÃO CONFIRA O MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX CLICANDO AQUI :) |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.