É possível rodar Doom em um teste de gravidez? |
Doom deve ser o jogo mais portado que eu já vi na minha vida (isso eu já não sei, vou passar a bola para vocês) porque, eu nunca vi um jogo rodar em tanto lugar que chega a ser inútil. Só que esse em um teste de gravidez me surpreendeu e eu acabei postando o vídeo abaixo:
E duas perguntas nos comentários me despertaram o interesse de escrever este artigo. Essa proeza foi feita por uma mulher conhecida como Foone que utilizou um teste de gravidez suíço. Este teste possui um microcontrolador Holtek HT48C06 de 8-bit rodando entre 4mhz a 8mhz , 64 bytes de RAM, 1024 palavras de ROM e GPIO de 13 pinos além da bateria de 3v, LEDs e display de cristal liquido.
Se levarmos em consideração, esta pequena placa é mais poderosa do que o primeiro IBM PC (que depois que urinam, simplesmente jogam fora...). Foone ainda descreve que esse é um chip complexo do que imaginamos por utilizar pipeline e operar uma instrução por ciclo (o que lhe garante bom desempenho), porém, esse chip não é reprogramável e o LCD só exibe quatro objetos (o display não consegue nem enquadrar a shell); logo, na verdade, não há como rodar Doom nesse pequeno hardware. O que Foone fez foi conectar o dispositivo à uma protoboard, substituir tanto o display quanto o microcontrolador e realizar alterações.
Foone menciona é que "conseguiu exibir um vídeo de Doom no dispositivo, o que não deixa de ser algo próximo mas não interativo". Todos os vídeos de Foone foram postados no site archive.org. Há inclusive um rodando o vídeo I wanna give you up:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.