É o fim da estrada para o CentOS Stream? |
Ontem (dia 21 de Junho) foi publicado pela Red Hat em seu blog o artigo "Promovendo a evolução do CentOS Stream". Neste artigo, o Vice Presidente, Core Platforms Mike McGrath descreve que o CentOS Stream será o único repositório para os lançamentos públicos do código fonte do Red Hat Enterprise Linux e derivados. O motivo descrito é que todo com o envolvimento CentOS Stream, investimento em engenheiros e as novas prioridades para seus clientes e parceiros tornam ineficiente manter repositórios separados.
Bom, isso deu o que falar. Gente triste, outras xingando, outras falando em migrar para Ubuntu, Debian ou algum BSD. Ixi, não falta choradeira. Quero ver conseguirem migrar de forma rápida e prática de uma distribuição para outra. Pior é se houver appliance que é dependente de REHL. Boa sorte a quem diz migrar (e se conseguir, compartilhe com os outros).
Isso é basicamente algo que eu já esperava pois se torna totalmente sem sentido manter uma distribuição só por manter. A Red Hat anunciou o fim do suporte ao CentOS devido as demoras no lançamento de suas atualizações e como uma tentativa de tentar manter ainda vivo, integrou as duas equipes em uma. Mas olhando para o lado comercial, qual o sentido de manter o próprio CentOS Stream?
Foi daí que Gregory Kurtzer, Co fundador do CentOS, surgiu das cinzar como um herói da pátria e fundou o Rocky Linux. Todos ficaram felizes, agora as empresas passaram a financiar o Rocky Linux e... a gente lê a Rocky Enterprise Software Foundation postando isso aqui no perfil do Rocky Linux:
Passe o cursor para ler a tradução. |
Por que já não planejaram isso antes? Agora é a hora do Rocky Linux provar o seu valor. Nesse embalo surgiu o AlmaLinux que afirmou para a galera não entrar em pânico pois ela está buscando meios de trabalhar com a Red Hat.
Mas então é isso galera, mantenham a calma porque o mundo não vai acabar por conta disso. Agradeço ao Renato do canal FastOS por ter compartilhado a informação e ao Geraldo Simião da Comunidade Ferdora Brasil pela revisão do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.