No dia 2 de Maio foi lançada a versão 1.2.4 da biblioteca Musl. Essa nova versão traz suporte a TPC fallback para o DNS stub resolver, além de outras correções e melhorias na parte de DNS. Na parte de API, foi descontinuado na interface LFS64 (Large File Support) o suporte ao recurso _GNU_SOURCE passando a ser utilizado o _LARGEFILE64_SOURCE (que também será substituído no futuro. É aconselhado utilizar a -D_LARGEFILE64_SOURCE na opção CFLAGS caso a compilação venha a corromper).
O dynamic linker e o static-PIE entry point code agora possuem suporte ao novo formato compacto RELR. Parece que podemos esperar mais novidades pois Jens Gustedt está enviando a equipe Musl, por volta de 40 patches que implementam mais suporte a C23 (ISO/IEC 9899:2023 que é a nova versão na linguagem C lançada em 2023 que possui 756 páginas). Estes patches foram testando e validados que funcionam no GCC a partir da versão 7 a versão 12 e no Clang da versão 9 a versão 17 (mas por enquanto somente em x86_64). Jens possui uma página descrevendo sobre essas mudanças e podem ser conferidas clicando aqui.
(10/05/2023) ALém desses, Jens ainda enviou interfaces de bit ao novo header stdbit.h. Essas interfaces adicionam suporte a 128 bit:
- Interfaces internas que trabalham com dois números inteieors de 64 bit
- Interfaces do lado da aplicação que suportam `__int128`
- Interfaces do lado da aplicação que que suportam `_BitInt(128)`
Quer aprender Linux de verdade? Então confira o meu curso de migração para Linux clicando na PLATAFORMA WORKOVERWorkover ou na PLATAFORMA UDEMY |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.