Ori Bernstein vem trabalhando no desenvolvimento de um sistema de arquivos chamado GEFS (Good Enough File System). Ainda experimental, EGFS foi desenvolvido para o sistema operacional Plan9 ( que eu já tratei no canal e no blog) tendo a interface de sistema de arquivos 9p no topo de uma floresta copy-on-write Bε trees. O 9p seria utilizado assim como o BtrfsProgs e o XFSprogs.
E assim temos mais um sistema de arquivos copy-on-write compatível com alguma estrutura tree; porém, não confunda Bε trees com B-tree. De acordo com a FAQ do Bε-tree File System:
"Bε-tree é uma B-tree, aumentada com buffers por nó. As consultas de ponto e intervalo se comportam de maneira semelhante a uma B-tree, exceto que cada buffer no caminho da raiz à folha também deve ser verificado quanto a itens que afetam a consulta."
Vale lembrar que o Bε trees está disponível para Linux podendo ser compilado conforme o Quick Start Guide clicando aqui. Retornando ao GEFS, entre suas características estão:
- Ser seguro contra colisão (crash-safe)
- Detecção de corrupção
- Sistema de arquivos com snapshotting simples e rápido
Tudo exatamente nesta ordem. Ori explica a motivação para desenvolver o GEFS e portá-lo para o OpenBSD. Uma delas é que o UFS já está ficando datado. Para quem fala inglês, o vídeo abaixo é sua apresentação bem detalhada.
O GEFS do OpenBSD será um fork da versão do Plan9 onde todas as novidades do Plan9 estarão disponíveis para o OpenBSD. O GEFS já anda apresentando ótimo desempenho, ótimos resultados e agora, cabe a nós esperar para vê-lo em produção.
Quer aprender Linux de verdade? Então confira o meu curso de migração para Linux clicando na PLATAFORMA WORKOVERWorkover ou na PLATAFORMA UDEMY |
E não esqueçam de conferir também o meu mini curso de atributos no Linux |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.