A empresa LeapFive (também conhecida como Yuefang Technology), fundada pelo ex-CTO do Google em 2020 (Jiang Zhaohui), pretende lançar no final deste ano seu processador RISC-V chamado N62. A ideia é que o N62 seja o competidor dos processadores x86 e ARM. O NB2 por exemplo é o competidor dos chips Cortex A55 e o A72 no quesito desempenho. (ainda vou debater esta parte um pouco mais adiante).
A LeapFive afirma que já há casos de sucesso de cliente que implantaram seus chips em ambientes de produção nas áreas de energia elétrica (várias unidades da State Grid), logística inteligente, computação confidencial.
"Devido à acirrada competição no mercado de chips de consumo, eles primeiro se concentrarão no custo e, em seguida, considerarão a diferenciação funcional e a segurança da cadeia de suprimentos. Os chips industriais são exatamente o oposto. É uma vantagem de custo. ” Yuan Bohu disse.
Particularmente eu não sei se os chips a LeapFive proporcionarão o desempenho que prometem pois, analisando seus gráficos, eles aparentam ser bem inferior aos concorrentes. O NB2 por exemplo, é um chip de 12nm com frequência entre 1,5 GHz a 1,8 GHz de CPU e 850MHz de seu GPU (e 108 GFLOPS. Entenda melhor clicando aqui). Somente na pratica saberemos se realmente bate de frente com os Cortex.
Apesar disso, uma das ideias da LeapFive é produzir RISC-V com suporte a tecnologia blockchain para garantir que os dados não possam ser adulterados e a fonte possa ser rastreada alem de focar no desempenho de segurança. Seus processadores terão suporte a Linux e o RTOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.