Novidades no Btrfs 5.18 |
Em Janeiro eu publiquei sobre o lançamento do Btrfs 5.17. No inicio de Março foi anunciado os patches para a nova versão. Gabriel Niebler da empresa Suse anunciou o envio de 98 patches desenvolvidos pela equipe do Btrfs para a versão 5.18 do sistema de arquivos. Essa nova versão além de traz novos recursos, novas atualizações relacionadas ao VFS (o que é realmente necessário) e mais melhorias de desempenho.
O ioctls permite que o user space ler ou escrever dados diretamente aos extents (futuramente permitindo compactação e encriptação), será utilizado pelo send/receive v2. O zoned trabalha com DUP metadados no mkfs.btrfs por padrão; melhorias nas mensagens de erros.
Na parte de melhoria de desempenho, teve mais de 90% no directory logging; mais de 60% no avoid logging; também mais de 60% no avoid inode logging; rendimento de mais de 7% em extents; o fsync() para de copiar extents de arquivos antigos e melhoria logging de extents antigos depois de truncados.
Agora o VFS permite reflinks/deduplication de dois pontos de montagem diferentes (do mesmo sistema de arquivos) além de exportar e adicionar helpers na verificação de leitura/escrita no ioctls.
Como é de costume em qualquer software também houveram correções de bugs e limpezas. Essas atualizações estarão disponíveis no kernel Linux 5.18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.