A Linguagem de Programação Go |
A linguagem de programação Go é a fonte mais confiável para qualquer programador que queira conhecer Go. O livro mostra como escrever código claro e idiomático em Go para resolver problemas do mundo real. Esta obra não pressupõe conhecimentos prévios de Go nem experiência com qualquer linguagem específica, portanto você a achará acessível, independentemente de se sentir mais à vontade com JavaScript, Ruby, Python, Java ou C++.
- O primeiro capítulo contém um tutorial com os conceitos básicos de Go, apresentado por meio de programas para E/S de arquivos e processamento de texto, imagens gráficas simples, clientes e servidores web.
- Os primeiros capítulos discutem os elementos estruturais de programas Go: sintaxe, controle de fluxo, tipos de dados e a organização de um programa em pacotes, arquivos e funções. Os exemplos apresentam muitos pacotes da biblioteca-padrão e mostram como criar seus próprios pacotes. Capítulos mais adiante explicam o sistema de pacotes com mais detalhes, além de mostrar como compilar, testar e manter projetos usando a ferramenta go.
- Os capítulos sobre métodos e interfaces apresentam a abordagem não convencional de Go à programação orientada a objetos, em que métodos podem ser declarados em qualquer tipo e as interfaces são implicitamente satisfeitas. Esses capítulos explicam os princípios fundamentais de encapsulamento, composição e substituibilidade usando exemplos realistas.
- Dois capítulos sobre concorrência apresentam abordagens detalhadas a esse assunto cada vez mais importante. O primeiro, que discute o sistema básico de gorrotinas e canais, apresenta o estilo conhecido como processos sequenciais comunicantes (communicating sequential processes) pelo qual Go é renomado. O segundo aborda aspectos mais tradicionais de concorrência com variáveis compartilhadas. Esses capítulos oferecem uma base sólida para programadores que estão entrando em contato com a concorrência pela primeira vez.
- Os dois últimos capítulos exploram recursos de baixo nível de Go. Um dos capítulos aborda a arte da metaprogramação usando reflexão. O outro mostra como usar o pacote unsafe para desviar-se do sistema de tipos em situações especiais e como usar a ferramenta cgo para criar vínculos (bindings) de Go com bibliotecas em C.
Sobre os autores
Alan A. A. Donovan é membro da equipe de Go do Google em Nova York. Estudou ciência da computação em Cambridge e no MIT, e trabalha com programação no mercado desde 1996. A partir de 2005, passou a trabalhar para o Google em projetos de infraestrutura e foi coprojetista do Blaze, o sistema proprietário de build dessa empresa. Criou várias bibliotecas e ferramentas para análise estática de programas Go, incluindo oracle, godoc -analysis, eg e gorename.
Brian W. Kernighan é professor do departamento de ciência da computação da Universidade de Princeton. Participou da equipe técnica do Computing Science Research Center do Bell Labs de 1969 até o ano 2000, onde trabalhou com linguagens e ferramentas para Unix. É coautor de vários livros, incluindo C: A linguagem de programação – padrão ANSI (Campus, 1989) e The Practice of Programming (Addison-Wesley, 1999).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.