No dia 23 de Março foi lançado o Fedora 34 Beta que tem previsão para ser lançada a sua versão oficial no final Abril.
O Fedora 34 traz o BTRFS com compressão transparente habilitado por padrão gerando maior economia de armazenamento, aumenta a vida de memória flash por reduzir a escrita, melhora o desempenho de leitura e escrita de arquivos maiores e pode trazer melhorias no futuro já que pretendem continuar utilizando o BTRFS em versões futuras (e assim espero).
O PipeWire substitui o PulseAudio para fornecer baixa latência de áudio, possui uma infraestrutura para atender as necessidades tanto de desktios quanto de mixagen profissionais e atender as necessidade decontainers do flatpak.
O Gnome 40 é o ambiente padrão que traz muitas melhorias de recursos se comparado ao GNOME shell. Já o Fedora KDE Plasma Desktop Spin passa a utilizar o Wayland por padrão (AÔ DELICIA) e traz também a primeira versão para a arquitetura aarch64. O Fedora 34 Também traz a primeira versão com a interface i3:
E por ultimo traz habilitado por padrão systemd-oomd para os units do systemd. Todas as informações podem ser lidas no site Fedora Magazine e no próprio site do Fedora.
Agradeço ao Renato do canal FastOS pela imagem do Fedora 34 com compressão transparente com o Zstd.
QUER APRENDER A UTILIZAR O BTRFS NO FEDORA, ENTÃO VENHA APRENDER LINUX COMIGO ;) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.