Essa é uma opção que eu realmente sempre senti falta que existisse em comandos como cp, mv, rsync e rm. A opção -v (ou --verbose) não necessariamente atende tal expectativa já que o terminal fica estático enquanto não conclui a cópia. Desta forma não sabemos o que realmente está acontecendo (o que fazer? abrir outro terminal e digitar watch du no arquivo e ficar acompanhando o progresso?)
O comando dd já incorpora algo muito interessante que é a opção status seguido de progress e assim sabemos o que realmente está acontecendo. Então seria muito interessante se incorporassem algo parecido a tais comandos.
Foi pensando nisso que Mischievous Meerkat (também conhecido como jarun) escreveu há cinco anos atrás o patch advcpmv (abreviação de Advanced Copy para os comandos cp e mv). O patch advcpmv permite adicionar a opção -g aos dois comandos e assim acompanhar o progresso do seu trabalho.
Cinco meses atrás Jarun portou seu patch para o GCC 10 e há uma semana lançou a versão 0.8-8.32. Para utilizar o patch advcpmv, basta seguir as instruções (que basicamente consiste em baixar o coreutils, baixar o advcpmv e adicioná-lo ao coreutils com o comando patch -p1 -i advcpmv-0.8-8.32.patch). Depois é só configurar, compilar e instalar.
Honestamente, na minha opinião, esse é o trabalho que deveria ser realizado pelo projeto GNU ao invés de gastarem tanta energia com retoricas de liberdade ou ameaçando processar empresas e projetos. Na verdade essa é uma opção que deveria ser uma saída padrão (nem precisando digitar a opção -g). Espero poder ver no futuro esse mesmo patch no toybox e no embutils.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.