Comando fdisk do Busybox não consegue lidar com dispositivos de 8TB |
Em outubro de 2019 eu postei que a distribuição Puppy quirky passará a utilizar toybox, musl e clang. Com isso Barry Kauler , o criador do projeto, passou a contribuir com os projetos para que também possa beneficiar seu próprio projeto (é assim que tem que ser).
Graças a isso, Barry e reportou a comunidade toybox para darem atenção ao seu comando fdisk pois descobriu o fdisk do Busybox não consegue lidar com dispositivos de 8TB.
A descoberta aconteceu quando havia instalado o EasyOS em um desktop Lenovo que possui um HD do tamanho especificado e criando uma partição com sistema de arquivos ext4 de aproximadamente 6.3TB, uma fat32 de 1.3G, swap e outras pequenas ext4.
No artigo que você pode ler na descrição, Barry explica porque particionou desta forma. Quando Barry bootou seu sistema, o comando fdisk retornou a seguinte mensagem de erro:
fdisk: Device has more than 2^32 sectors, can't use all of them
Ao executar o comando "fdisk -l /dev/sda" é exibido informações irrelevantes e a solução foi utilizar o fidsk completo de forma estática no initrd até quue os desenvolvedores do busybox solucionem o problema (lembrando quue o fdisk completo, que vem do pacote util-linux, é do tamanho do busybox).
Rob Landley retornou a Barry informando que o comando fdisk ainda está como pendente. Então, poderão concentrar-se nesta parte para que o fdisk do toybox não venha a ter o mesmo problema.
Mais sobre o Busybox
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.