HAMMER2 do DragonflyBSD ganhará novo recurso inspirado no ZFS |
DragonflyBSD é um fork do FreeBSD que foca na melhoria de seu desempenho adicionando novos recursos ou substituindo outros existentes. Dentre esses recursos podemos citar utilizar o kernel do 4.4BSD lite (para se ter uma base de código mais limpa e fácil de manter), o HAMMER como sistema de arquivos padrão que em muito se parece com o ZFS,do Solaris, o uso de vmkernel, tokens e de swapcache.
Todos os recursos do DragonflyBSD podem ser conferidos clicando aqui
Este é um artigo que eu já deveria ter escrito (desculpem o atraso, andei muito ocupado) mas que ainda vale mencionar que em sua evolução o sistema de arquivos HAMMER2 receberá um novo recurso chamado dfbeadmn (DragonFlyBSD Boot Environment Administrator) inspirado no beadm do ZFS.
E o que é o beadmin?
BEADM é uma ferramenta que cria e gerencia ambientes de boot (ZFS boot environments, daí vem o BE) do Solaris. Tal ferramenta é visada a administração de múltiplas instancias em um único sistema identificando os ambientes de boot ao utilizar o BeFmris.
E aonde o dfbadmn entra nessa história?
O DFBEADM é uma implementação do beadmn para o sistema de arquivos HAMMER2 do DragonlfyBSD. Escrito em C, o dfbeadmn permitirá a criação de snapshots de todo ponto de montagem utilizando o nome BAD como identificador.
Michael Voight anda trabalhando nesse projeto nos últimos meses e já conseguiu obter algo viável para testes, uma versão Beta e em seus testes, ainda há algumas limitações, mas Michael espera poder receber feedbacks e patches para ajudar a evoluir o projeto. Então, se alguém estiver algum projeto para fazer contribuições e achou esse recurso interessante, fica então a dica.
NÃO SE ESQUEÇA DE SE INSCREVER NO MEU CURSO DE MIGRAÇÃO PARA LINUX. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.