Lançadas novas versões das ferramentas do projeto Skarnet


A Skarnet desenvolve várias ferramentas para Sistemas operacionais Unix (e unicamente unix)  como a S6 (pronuncia-se Six, seis em inglês) ou para serem utilizadas em conjunto a tais como a SystemV ou OpenRC agregando-lhes mais recursos. Para colocá-las a prova, o próprio site da Skarnet roda sobre uma distribuição Linux desenvolvida e mantida pelo proprio projeto fazendo uso tais ferramentas.

 A base dessa distribuição (como descrito no próprio site) é o kernel Linux, a biblioteca musl, o terminal Busybox e suas ferramentas. Vale notar que o proprio projeto descreve que as unicas ferramentas GNU que são utilizadas são o GCC e o Make por motivos de compilação e mais nada (muito além do GNU é um processo natural). Suas ferramentas estão sob dominio publico ou algum tipo de BSD.
curso-linux-da-migração-a-administração-do-sistema-operacional
CLIQUE AQUI, VENHA APRENDER LINUX COMIGO E TORNE-SE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL.
 Foram lançadas novas versões com novos recursos como a biblioteca skalibs-2.9.0.0 (a principal de toda a pilha skarnet sendo o maior lançamento com dois novos recursos) com algumas funções de baixo nível que foram reescritas de simplificadas e mais eficientes. Um dos dois novos recursos é o de Cross-compilation mais fácil. Git do projeto.

 O  s6-svscan e o s6-supervise do s6 receberam melhorias na parte de mudança repentina que podem ocorrer no tempo de inicialização (tipico de sistemas embarcados que não possuem um clock de hardware persistente) e correções de bugs. Os programas do s6-fdholder-*c  foram removidos por  mal terem sido utilizados, o que não justifica o espaço que estavam ocupando. Git do projeto.


Compartilhe isso

Leia outros posts

Post mais recente
Post Anterior
Próximo Post »