Imagem velha, mas serve somente como ilustração para o 0.8.0 |
Ontem, dia 08/02/2019, foi lançada a versão 0.8.0 do terminal de comandos do Linux, o toybox. Esses últimos meses tem sido interessante onde pudemos acompanhar o port do toybox para o FreeBSD.
toybox é terminal de comandos feito exclusivamente para Linux com o código mais limpo, mais claro e mais fácil de manter do que o do Busybox. Ele combina muitas utilidades de linha de comando comuns no Linux em um único binários (assim como o Busybox). Está sob clásula zero da BSD (0-BSD) e é compatível com a POSIX-2008 LSB4.1.
Essa nova versão temos as novidades como poder construí-lo para FreeBSD e Mac OS com as opções "make macos_defconfig" e "make freebsd_defconfig" (Elliott Hughes e Ed Maste realizam um ótimo trabalho no toybox).
Novos comandos foram adicionados como sntp client/server baseados na RFC 4330 (Simple Network Time Protocol, compatível com a sub-configuração do ntp) e o comando test que foi reescrito e promovido para fora do pendente.
Novas opções foram adicionadas a comandos como "--color" ao comando grep, o comando netcat agora possui suporte a ipv6 e UDP, mkdir aceita --parent e --parents como sinônimos para -p, o touch ignora -f, basename com -s para remover um sufixo, dirname com suporte a múltiplos argumentos, cmp aceita --quiet e --silent como sinonismos para -s, hostname com suporte a -sfd, head com --bytes como um sinonimo para -c e --lines para -n, mktemp com suporte a -t e correção a -u, sed com -z e -iEXT para manter arquivos de backup, md5sum e sha1sum com --status e --check como sinônimos para -s e -c, readlink com --cannonicalize como sinonimo para -f, sort com -V, patch com -s e --quiet e melhor suporte a tab no nome, stat com --format como sinonimo para -c, xargs com -p -t -r, umount ignora -c, pequena otimização a file.c, file reconhece binários ELF do riscv e ls -t agora utiliza o campo de nanosegundos.
Aconteceram correções também como nos comandos cp, sort, sed, host, hostname, ps e top. O diretório pending também foi atualizado, houveram mudanças no build, no coding style e nas bibliotecas. Houveram bem mais coisas que poderiam ser mencionadas, mas já está de bom tamanho.
Comunidade FreeBSD pretende portar o toybox
Pré-lançamento da linguagem bc 1.1 para o toybox
Então é isso, baixem e confiram a nova versão do toybox, o terminal de comandos do Linux.
QUER APRENDER A UTILIZAR O BTRFS NO FEDORA, ENTÃO VENHA APRENDER LINUX COMIGO ;) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Viu algum erro e quer compartilhar seu conhecimento? então comente aí.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.